Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > 120 filhotes de tartaruga nascem em Jericoacoara
Início do conteúdo da página

120 filhotes de tartaruga nascem em Jericoacoara

Publicado: Segunda, 27 de Abril de 2020, 16h17
Equipe técnica do Parque Nacional de Jericoacoara registrou a eclosão dos ovos em um ninho que vinha sendo monitorado desde o início de março.
tartarugaoacarau
No início do mês, a equipe mapeou a desova no local, conhecido como Ponta da Pedra, próximo à Praia da Malhada. (Foto: Divulgação)

Na última quinta-feira (23), nasceram 120 filhotes de tartarugas marinhas no litoral de Jericoacoara, no Ceará. A equipe técnica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Parque Nacional de Jericoacoara, registrou a eclosão dos ovos em um ninho que vinha sendo monitorado desde o início de março.

Ao todo, eles encontraram 140 ovos, dos quais 128 nasceram espontaneamente durante a madrugada. O ninho foi aberto, para verificação, pela analista ambiental do ICMBio, Alessandra Fontana, que encontrou um filhote ainda vivo, e um ovo que, ao ser retirado, a tartaruguinha nasceu em sua mão. No início do mês, a equipe do Parque mapeou a desova no local, conhecido como Ponta da Pedra, próximo à Praia da Malhada.

As desovas no Parque podem ser observadas de novembro a junho. Neste período, as fêmeas sobem à praia e cavam a areia para deixar seus ovos. Geralmente, cada fêmea deposita cerca de 120 ovos e utilizam as nadadeiras posteriores e dianteiras para cobrir e esconder o ninho. Os rastros deixados na areia indicam o local do ninho e facilitam tanto o monitoramento quanto a proteção das desovas.

Comunicação ICMBio
(61) 2028 9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página