Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Cemave colabora com livro sobre albatrozes e petréis
Início do conteúdo da página

Cemave colabora com livro sobre albatrozes e petréis

Publicado: Segunda, 04 de Maio de 2020, 15h58
A publicação sistematiza o conhecimento e informa as melhores práticas de manuseio do grupo dos procellariiformes.

Capa Livro Reabilitação Albatrozes e Petréis
Capa do livro Reabilitação de Procellariiformes (albatrozes, petréis e pardelas). (Foto: Divulgação)

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é colaborador do livro Reabilitação de Procellariiformes (albatrozes, petréis e pardelas), lançado pelo Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRRAM) e o Projeto Aves Amar em parceria com o Projeto Albatroz. A publicação sistematiza o conhecimento e informa as melhores práticas de manuseio destes animais.

Todos os anos, há um elevado número de Procellariiformes ao longo da costa brasileira. Este grupo é formado por aves exclusivamente oceânicas, cuja reabilitação em cativeiro é um grande desafio. Muitos chegam severamente debilitados e precisando de cuidados intensivos de grande qualidade técnica para ter alguma chance de sobreviver. A publicação traz um conjunto de protocolos atualizados que serão úteis para todos os profissionais que trabalham na reabilitação destas aves marinhas - muitas delas ameaçadas de extinção.

O livro conta com o apoiou do Cemave desde 2014, e é parte da implementação de ação específica do Plano de Ação Nacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis, o Planacap, coordenado pelo Cemave. Segundo Patrícia Serafini, do Cemave, o livro nasce após muitos anos de aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos e compilação de informações sobre as melhores práticas conhecidas no Brasil e no exterior para lidar com estas aves que chegam aos centros de reabilitação ao longo do litoral brasileiro.

O livro pode ser acessado e baixado gratuitamente aqui 

Mais informações sobre o Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Albatrozes e Petréis podem ser encontradas aqui 


Comunicação ICMBio
(61) 2028 9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página