Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Cemave incentiva o Global Big Day
Início do conteúdo da página

Cemave incentiva o Global Big Day

Publicado: Terça, 05 de Maio de 2020, 09h37
Evento, que será neste sábado, é voltado à observação de aves no mundo.

Big day Charge Cris
Crédito: charge de Cristiano Nascimento.

No próximo sábado (9), acontecerá o maior evento voltado para a observação de aves no mundo: o Global Big Day, criado pelo Laboratório de Ornitologia da Universidade Cornell, na América do Norte. O objetivo do evento, organizado anualmente, é reunir listas de espécies observadas em um único dia em todo o planeta. A atividade, realizada em 2019, contou com a participação de 35.000 pessoas, em 174 países, gerando 92.000 listas de espécies.

Este ano, a contagem será realizada no local onde a pessoa reside, ou seja, ela poderá fazer do quintal ou jardim da casa ou da janela do apartamento. Para isso, é necessário baixar o aplicativo eBird no celular, observar e contar as aves, inserindo essas informações.

Segundo o Cemave, o fruto deste trabalho, de ciência cidadã, ajuda pesquisadores a entender quem são, como estão, onde estão e quantas são as espécies de aves espalhadas pelo mundo. Os resultados podem auxiliar e orientar políticas e medidas de conservação e proteção da natureza.

O Cemave, que é apoiador desta atividade, conta que o Brasil é o segundo país com maior diversidade e riqueza de aves. Atualmente, o país exibe 1.919 espécies já registradas, de diversos tamanhos, cores e cantos. No mundo existem cerca de 10.000 espécies de aves.

Participe também publicando sua foto ou de seu grupo familiar no Instagram com a hashtag #eutonobigday e marque o Cemave (@icmbio.cemave). Assim, o Cemave selecionará algumas fotos que identifiquem o alcance desta iniciativa no Brasil.

Mais sobre o assunto acesse aqui 

Comunicação ICMBio

(61) 2028 9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página