Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Tartarugas voltam para o seu habitat natural
Início do conteúdo da página

Tartarugas voltam para o seu habitat natural

Publicado: Quinta, 28 de Maio de 2020, 16h15
Retorno ao lar, aconteceu um dia antes do Dia Mundial da Tartaruga, festejado no dia 23 de maio.

tartarugaamazinua
Tartarugas foram soltas dentro da Reserva Extrativista (Resex) Ipau Anilzinho, no Pará. (Foto: Marco Antônio de Freitas).

Na última sexta-feira (22), 10 tartarugas-da-amazônia (Podocnemis expansa) retornaram para o lar, no rio Tocantins, dentro da Reserva Extrativista (Resex) Ipau Anilzinho, no Pará. A ação foi uma parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) com a Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH). As espécies estavam no Centro de Triagem da CPRH há três anos, aguardando uma oportunidade para regressar à Amazônia. No sábado, dia 23, foi comemorado o Dia Mundial da Tartaruga.

Segundo o zoólogo e analista ambiental do ICMBio, Marco Antônio de Freitas, infelizmente muitos caçam esses animais para comer. A tartaruga-da-amazônia demora 10 anos para começar a se reproduzir e é uma espécie ameaçada de extinção.

A tartaruga-da-amazônia é um quelônio de água doce que habita o rio Amazonas e seus afluentes e é considerada o maior quelônio da América do Sul. Animal onívoro e de hábitos diurnos, tem uma dieta que inclui frutos, raízes, sementes e folhas de plantas, crustáceos, moluscos e pequenos peixes.
Comunicação
(61) 2028-9280






registrado em: ,
Fim do conteúdo da página