Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Esec da Serra das Araras realiza atividade de prevenção à incêndio
Início do conteúdo da página

Esec da Serra das Araras realiza atividade de prevenção à incêndio

Publicado: Quinta, 06 de Agosto de 2020, 10h31
A queima prescrita foi de 380 hectares e é fundamental para prevenir incêndios florestais.

fogoaceiro reduzida
Brigadistas da Unidade de Conservação. (Foto: Acervo/ICMBio)

A Brigada da Estação Ecológica (Esec) da Serra das Araras finalizou mais uma etapa das ações de proteção contra os incêndios florestais na unidade de conservação (UC) federal. A queima prescrita foi de 380 hectares (prática iniciada no ano de 2019) e é uma atividade fundamental para a prevenção aos incêndios florestais, fazendo parte do planejamento do Manejo Integrado do Fogo.

A principal dificuldade da atividade foi a manutenção dos aceiros e trilhas, que foi realizada manualmente (com enxada, foice, facão e rastelo), já que o tipo de terreno e da vegetação aliada à topografia acidentada (região de serra e morros) do local não permitem o uso de maquinário.

Os brigadistas da UC, além dos plantões para atuar em possíveis combates aos incêndios florestais e manutenção de equipamentos da brigada, estão realizando a manutenção de três estradas de acesso a regiões de ocorrências de incêndios florestais com a retirada de pedras, troncos/arbustos, limpeza das margens, aterro de buracos e manutenção de mata-burros e pontes.

Desde o ano de 2001, há contratação das brigadas para as ações de prevenção e combate aos incêndios florestais na Esec nos meses de junho a novembro. Os incêndios originados no interior da UC são comumente de origem natural (raios). Todavia, muitos incêndios que se originam fora da Esec a atinge, principalmente, quando causados para limpeza de pastagem e abertura de área para agricultura em propriedades rurais do entorno e incêndios iniciados às margens de rodovias. Por isso, a preocupação da gestão da Esec em realizar anualmente as ações de prevenção.

Conheça mais sobre a unidade

A Estação Ecológica Serra das Araras é uma unidade de conservação federal com 28.700 hectares, localizada no bioma Cerrado, nos municípios de Porto Estrela e Cáceres no estado de Mato Grosso. A unidade cumpre uma importante função, pois preserva parte do corredor ecológico Província Serrana, o qual permite o fluxo gênico entre os seres vivos dos biomas Cerrado, Pantanal e Amazônico.

Além disso, a UC conserva uma importante biodiversidade de espécies da fauna e da flora, de ecossistemas (praticamente todas as fitofisionomias do bioma Cerrado encontram-se na unidade) e a proteção de inúmeras nascentes de rios e córregos da região.


Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página