Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > ICMBio promove consulta sobre a conservação do verme-aveludado
Início do conteúdo da página

ICMBio promove consulta sobre a conservação do verme-aveludado

Publicado: Terça, 11 de Agosto de 2020, 11h05
Consulta está aberta para todos os pesquisadores, especialistas e comunidade interessada.

divulgação onychophoraO Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio do Centro Nacional de Avaliação da Biodiversidade e de Pesquisa e Conservação do Cerrado (CBC), promove consulta pública para avaliar o estado de conservação do filo Onychophora. Também conhecido por verme-aveludado, este grupo tem sido descrito como o “Elo Perdido” entre os anelídeos e os artrópodes devido a muitas semelhanças compartilhadas com ambos os grupos.

A consulta está aberta para todos os pesquisadores, especialistas e comunidade interessada em contribuir com o processo de avaliação, acesse aqui.

Após o período de consulta pública, as espécies serão avaliadas quanto ao seu risco de extinção em um futuro próximo. Essa avaliação subsidia diversos processos, como a elaboração de Planos de Ação Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (PAN) e dos Planos de Redução de Impactos (PRIM), além de fornecer o arcabouço técnico-científico para atualização da Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção.

O Onychophora vive na Estação Ecológica do Tripuí (MG), criada com o intuído de proteger o habitat natural de Epiperipatus acacioi.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página