Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > ICMBio lança concurso fotográfico no Dia Nacional do Voluntariado
Início do conteúdo da página

ICMBio lança concurso fotográfico no Dia Nacional do Voluntariado

Publicado: Sexta, 28 de Agosto de 2020, 10h11
As inscrições irão até o dia 4 de novembro. As fotografias precisam mostrar o trabalho exercido pelo voluntário dentro de unidade de conservação.

Voluntariado. Foto de Alysson de Souza Silva reduzida
As inscrições do concurso fotográfico irão até o dia 4 de novembro. (Foto de Alysson de Souza Silva)

Nesta sexta-feira (28) se comemora o Dia Nacional do Voluntariado. Para comemorar a data, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lança o 4º Concurso de Fotografia do Programa de Voluntariado, demonstrando a importância deste trabalho como uma estratégia de integração da sociedade na conservação da sociobiodiversidade. As inscrições do concurso fotográfico irão até o dia 4 de novembro. As imagens precisam mostrar o trabalho voluntário exercido nas unidades de conservação federais; e serão contempladas no calendário do Programa de Voluntariado do ICMBio do ano de 2020.

Os interessados em participar do concurso devem se inscrever exclusivamente em meio eletrônico, pelo endereço voluntariado@icmbio.gov.br, acesse aqui o edital. As imagens enviadas devem necessariamente ser de autoria do responsável pela inscrição. O resultado será divulgado no dia 5 de dezembro, como parte das comemorações do Dia Internacional do Voluntariado, por meio do portal eletrônico do ICMBio, e os calendários produzidos estarão disponíveis para download na página do Programa de Voluntariado do ICMBio.

As imagens enviadas para participação no concurso farão parte do banco de imagens do Programa de Voluntariado e poderão ser utilizadas pelo ICMBio para ilustrar materiais de divulgação, relatórios, apresentações e outros materiais institucionais, independentemente de seleção ou premiação no concurso, sendo garantido os créditos correspondentes à autoria.

Voluntariado a distância

Em parceria com o Ipê, também foi lançado o vídeo sobre o voluntariado a distância, com o depoimento de Ândrea Vanin, voluntária no Parque Nacional de Aparados da Serra. Ela auxilia, a distância, no agendamento da trilha do Rio do Boi. A atuação do voluntário a distância é prevista no Programa de Voluntariado do ICMBio e é recomendado nesses tempos de pandemia. O vídeo está disponível aqui.

Cursos de Voluntariado

O ICMBio prepara dois cursos para os gestores do Programa de Voluntariado e para os voluntários. Os cursos serão on-line e disponibilizados pela Escola Virtual de Governo (EVG). O curso voltado para os voluntários tem a pretensão de prepará-los, de forma introdutória, para a realização de atividades voluntárias em Unidades Organizacionais do ICMBio, além de ser um instrumento de transmissão da missão, valores e objetivos do Instituto e do próprio Programa de Voluntariado. A ideia é lançar o curso no dia 5 de dezembro, em comemoração ao Dia Internacional do Voluntariado.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página