Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > ICMBio coordena PAN para a conservação de insetos polinizadores
Início do conteúdo da página

ICMBio coordena PAN para a conservação de insetos polinizadores

Publicado: Quinta, 03 de Setembro de 2020, 07h51
Mais de 60 espécies estão previstas para serem contempladas no Plano de Ação Nacional, entre borboletas, mariposas e abelhas

fotoabelha
PAN contemplará mais de 60 espécies ameaçadas de extinção e reconhecidas como polinizadoras. (Foto: Acervo/ICMBio)

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) coordena a elaboração do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Insetos Polinizadores (PAN Insetos Polinizadores). O PAN contemplará mais de 60 espécies ameaçadas de extinção e reconhecidas como polinizadoras, dentre elas borboletas, mariposas e abelhas.

A situação de conservação de diversos insetos, incluindo as abelhas, tem preocupado a equipe do Centro Nacional de Avaliação da Biodiversidade e de Pesquisa e Conservação do Cerrado (CBC). Dessa forma, a elaboração do PAN, que já iniciou em novembro de 2019, terá abrangência nacional com espécies que habitam diversos biomas, como Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pampa. Estão sendo realizadas oficinas com diversas instituições para definir as principais ameaças que os insetos sofrem, para elencar as principais ações que vão compor o PAN.

“O PAN Insetos Polinizadores trata de um serviço ecossistêmico da maior importância para a manutenção da vida no planeta. O sucesso dele será medido pela maior conscientização da importância dos polinizadores pela sociedade brasileira”, ressalta o coordenador do PAN do CBC, Onildo Marini Filho.

Os polinizadores promovem um serviço essencial para a manutenção da biodiversidade terrestre. Na busca por recursos florais, eles transferem o pólen entre as estruturas reprodutivas das flores, promovendo a polinização. As abelhas são os polinizadores mais importantes, sendo fundamentais para a reprodução das plantas e produção de alimentos de origem vegetal. A partir da polinização formam-se sementes e frutos, que são consumidos amplamente por humanos e diversos outros animais.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página