Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > ICMBio reabre Parque de Sete Cidades no Piauí
Início do conteúdo da página

ICMBio reabre Parque de Sete Cidades no Piauí

Publicado: Quarta, 09 de Setembro de 2020, 06h55
Nos primeiros 30 dias, a unidade permitirá 200 visitantes por dia

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) reabre nesta terça-feira (8) o Parque Nacional de Sete Cidades. A reabertura ocorre de forma parcial atendendo todas as orientações das medidas de prevenção e controle, conforme recomendação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Parque reabrirá com limite no número de visitantes; nos primeiros 30 dias, 200 visitantes por dia, sendo até 100 pessoas com entrada permitida entre 8h e 12h, e até 100 pessoas com entrada permitida entre 12h e 17h. Já no 31º dia até o 60º dia de abertura, o horário de funcionamento deverá ser normal com número de visitantes limitado a 400 pessoas por dia. No 61º dia em diante, o horário e limite de visitantes passam a ser regulares, mantendo-se abertas apenas as trilhas principais, Mirante da 2ª Cidade e Mirante Novo.

Já a Gruta do Catirina permanecerá fechada até que aglomerações voltem a ser permitidas. As piscinas e banhos não estarão permitidos pelos primeiros 60 dias da abertura. Nos portões de acesso ao Parque (portões Norte e Sul) terão álcool em gel para serem disponibilizados aos visitantes, além de termômetro infravermelho para aferição rápida de temperatura dos usuários antes do ingresso na unidade e, se constatado estado febril, não será permitida a entrada.

Poderão ser formados grupos de, no máximo, oito pessoas para acesso às trilhas abertas à visitação e deve ser dado um intervalo de 20 minutos entre o deslocamento de um grupo/visitante e outro. A abertura das trilhas será apenas para caminhadas. Não será permitido o uso de bicicleta no primeiro mês de abertura. Os visitantes, guias e funcionários devem fazer o uso obrigatório das máscaras faciais, além de respeitar a distância mínima de 1,5 metros entre si.

Medidas de Segurança

• Providenciar a colocação de dispensadores de álcool em gel 70% em todos os espaços: Banheiros, Lanchonetes, Centro de Visitantes, Auditório etc.

• Estabelecer rotina frequente de desinfecção com álcool 70% (fricção por 20 segundos) de balcões, mesas, poltronas/cadeiras, portas de vidro, caixas, maçanetas, torneiras, porta papel toalha, porta sabão líquido, corrimãos e demais equipamentos que possam ser de uso compartilhado e/ou coletivo.

• Os colaboradores devem cumprir integralmente as medidas de proteção recomendadas e utilizar os equipamentos de proteção individual (Máscara, luva);

• Os colaboradores devem passar álcool em gel nas mãos, antes e após cada atendimento.

• Os rejeitos de banheiro devem ser embalados em sacolas plásticas, fechadas e devem imediatamente ser despejados na Zona de Transbordo que terá sua destinação adequada.

• Medição de temperatura dos visitantes na entrada e saída do parque, através de termômetro infravermelho.

• Lixeira tipo coletor de resíduos infectantes (com pedal e tampa).

*Centro de Visitantes: deverá ser controlado o acesso para que não entre mais de um grupo (8 pessoas por vez), evitando aglomeração e possibilitando a manutenção de distância mínima entre as pessoas.

* O Mirante da 2ª Cidade e o Mirante Novo deverão ter os acessos controlados para que não entre mais de um grupo (8 pessoas por vez), evitando aglomeração e possibilitando a manutenção de distância mínima entre as pessoas.


Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página