Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > APA Serra da Ibiapaba apreende mais de 120 pássaros
Início do conteúdo da página

APA Serra da Ibiapaba apreende mais de 120 pássaros

Publicado: Sexta, 11 de Setembro de 2020, 08h34
A Operação Vigilante ainda aplicou multas, identificou desmatamentos, caça de animais silvestres e abertura para áreas de mineração.
operacaopassaros reduzida
Operação contra os ilícitos ambientais. (Foto: Acervo/ICMBio)

A Área de Proteção Ambiental (APA) Serra da Ibiapaba apreendeu e soltou na natureza mais de 120 pássaros durante a Operação de Fiscalização Vigilante. A ação também identificou desmatamentos, caça, cativeiro de animais silvestres, abertura de acesso a áreas de mineração e início de realização de pesquisas minerais sem licença ambiental.

A ação, que ocorreu de 20 a 27 de agosto em municípios que compõem a unidade de conservação federal, foi realizada em parceria com o Parque Nacional de Sete Cidades, integralmente inserido no interior da APA, no Piauí, e ainda contou com o apoio do Parque Nacional de Ubajara, do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Piauí.

Como resultado da Operação, foram apreendidos e soltos na natureza cerca de 120 pássaros, entre eles cabeças de bode (Paroaria dominicana), xexéus (Cacicus cela), bigodes (Capito niger), tangarás (Chiroxiphia caudata), patativas (Sporophila plumbea), curicas (Amazona amazonica) e cupidos (Molothrus bonariensis). Os fiscais apreenderam também animais de caça (mortos e vivos), como tatus, pebas, cotias, preás, jabutis. Ainda, foram expedidos 12 autos de infração, totalizando R$ 127 mil aplicados em multas, além das apreensões e destruição de equipamentos de caça, principalmente, gaiolas.

Comunicação ICMBio
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página