Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Analistas do CNPT/ICMBio no Globo Universidade
Início do conteúdo da página

Analistas do CNPT/ICMBio no Globo Universidade

Publicado: Sexta, 20 de Abril de 2012, 09h54

Programa apresenta projetos desenvolvidos na Resex de Cururupu

Brasília (20/04/2012) - Neste sábado, 21 de abril, o programa Globo Universidade irá exibir matéria sobre pesquisas e projetos desenvolvidos pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sociobiodiversidade Associada a Povos e Comunidades Tradicionais (CNPT/ICMBio), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), na Reserva Extrativista de Cururupu, unidade de conservação federal na Ilha dos Lençóis, no litoral do Maranhão.

A equipe do Globo Universidade esteve no mês de fevereiro gravando na comunidade e com os analistas ambientais do CNPT, Bruno Gueiros e Carolina Alvite, coordenadora do projeto Ecoturismo de Base Comunitária na Ilha dos Lençóis. Esse projeto vai ser destacado no programa, assim como a iniciativa em execução na comunidade de energia eólica/solar, coordenada pelo professor Osvaldo Saavedra, do Núcleo de Energias Alternativas da Universidade Federal do Maranhão.

Também foi entrevistada Madian de Jesus Frazão Pereira, mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Pará e doutorada em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba. A pesquisa dela junto à comunidade da Ilha dos Lençóis, desde 1998, resultou na dissertação de mestrado “O imaginário fantástico da Ilha dos Lençóis: um estudo sobre a construção da identidade albina numa ilha maranhense”, em 2000, e na sua tese de doutorado “O patrimônio da ilha encantada do Rei Sebastião: bens simbólicos e naturais da Ilha dos Lençóis no cenário do ecoturismo e das unidades de conservação”, em 2007.

O Globo Universidade vai ao ar neste sábado na Globo, às 7h, no Canal Futura, às 13h30, e na Globo News, às 15h30.



Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280

Fim do conteúdo da página