Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Resex de Cururupu reúne Conselho Deliberativo renovado
Início do conteúdo da página

Resex de Cururupu reúne Conselho Deliberativo renovado

Publicado: Sexta, 24 de Janeiro de 2014, 14h14

Planejamento para o biênio 2014-2015 foi uma das pautas da 6ª Reunião Ordinária

Brasília (24/01/2014) - Após ter concluído seu primeiro processo de renovação do Conselho Deliberativo, iniciado em outubro de 2013, a Reserva Extrativista (Resex) de Cururupu (MA) realizou durante os dias 14 e 15 deste mês, na sede do Sindicato dos Pescadores de Cururupu, sua 6ª Reunião Ordinária.

Em clima de boas-vindas a 2014, foi discutido o planejamento para o biênio 2014-2015, por meio das atividades elencadas no Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), com destaque para as tarefas de conclusão do diagnóstico do Plano de Manejo da unidade de conservação (UC). Três frentes de trabalho irão tratar de conflitos de pesca, criação de gado bovino e usos específicos do manguezal da UC.

A pauta também incluiu discussão sobre a Concessão de Direito Real de Uso (CCDRU) e o levantamento de propriedades particulares ainda não notificadas dentro dos limites da reserva, reforçando-se que toda a área que integra a Resex está sob domínio das marés e, assim sendo, se configura como Área de Marinha. Também foram debatidos a classificação das famílias de acordo com a definição do Perfil de Beneficiários da UC, esclarecendo-se a diferença entre beneficiários e usuários em unidades de conservação, e o uso de imagem e visitação, por meio de portaria específica que orientará o ordenamento e controle através da ação dos comunitários.

Na ocasião, foram distribuídos no município dois mil exemplares do folder de divulgação da UC elaborado junto ao Arpa com a colaboração da Divisão de Comunicação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (DCOM/ICMBio). Foram, ainda, colhidas assinaturas de Termos de Adesão ao Programa Bolsa Verde, complementando a recepção dos moradores das ilhas da Resex realizada em novembro passado.

A 6ª Reunião Ordinária foi realizada com recursos do Arpa e contou com o apoio do Sindicato dos Pescadores de Cururupu.


Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280

Fim do conteúdo da página