Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Consulta pública sobre ampliação da Chapada dos Veadeiros
Início do conteúdo da página

Consulta pública sobre ampliação da Chapada dos Veadeiros

Publicado: Quarta, 01 de Julho de 2015, 16h43

Consulta Pública será realizada dias 17, 18 e 19 de agosto

Consulta Pública será realizada dias 17, 18 e 19 de agosto

© Todos os direitos reservados. Foto: Marcelo Scaranari

Brasília (01/07/2015) - O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) convida todos a participarem da consulta pública que será realizada de 17 a 19 de agosto, e tem como objetivo discutir a ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, unidade de conservação administrado pelo ICMBio localizado em Goiás.

Além da comunidade em geral, podem e devem participar órgãos ambientais, entidades públicas federais, estaduais e municipais, organizações não governamentais, proprietários de terras e representantes dos setores produtivos.

A primeira consulta, que acontecerá dia 17 de agosto a partir das 09h00, será realizada no auditório do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, situado à Praça das Lavadeiras, s/nº, Setor Central, no município de Nova Roma (GO).

A segunda acontecerá dia 18 de agosto de 2015, a partir das 09h00, no auditório do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, situada à Vila Morro Encantado, Quadra 12, Lote 01 (ao lado do posto de saúde), no município de Cavalcante (GO).

A terceira e última acontecerá dia 19 de agosto, a partir das 09h00, no auditório do Polo Universitário de Alto Paraíso de Goiás, situada à Rua São Jorge - Quadra 26 Parte da AMP 6-Bairro Centro, município de Alto Paraíso (GO).

Na criação, em 1961, o então chamado Parque Nacional do Tocantins tinha 625 mil hectares de área protegida. Em 1972 teve sua áre areduzida para pouco mais de 65 mil hectares e ganhou o nome atual – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Em 2001, ele foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e teve sua área ampliada para 235 mil hectares. Entretanto, o decreto de ampliação foi suspenso em 2002 pelo Supremo Tribunal Federal, por questões formais, voltando à área definida em 1961.

Segundo o diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação (DIMAN/ICMBio), Sérgio Brant, a área a ser ampliada é parecida com o desenho proposto em 2001, com algumas alterações. "Algumas áreas já sofreram mudanças intensas, mas há outras que podem ser incorporadas. Vamos discutir isso nas reuniões, apresentar as propostas e ver as contribuições que serão dadas", disse Brant.

Sobre o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado em 1961 e está localizado no nordeste do estado de Goiás, entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e Colinas do Sul. Possui uma área de 65.514 hectares de cerrado.

Saiba mais sobre visitação no Guia do Visitante do Parna da Chapada dos Veadeiros.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página