Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > APA de Petrópolis busca promover turismo na região
Início do conteúdo da página

APA de Petrópolis busca promover turismo na região

Publicado: Quinta, 14 de Abril de 2011, 17h18
A cidade conta com um Plano Diretor Turístico em prol dos circuitos em caráter religioso e gastronômico como ecológico e rural


Thayse Lopes
thayse.lopes@icmbio.gov.br

Brasília (14/04/2011) - A Área de Proteção Ambiental (APA) de Petrópolis no estado do Rio de Janeiro, compõe aproximadamente 50.69% das áreas protegidas da Mata Atlântica. Devido à proximidade com outras Unidades de Conservação de categorias diferentes, sua condição de proteção ambiental é elevada.

O município de Petrópolis abriga quatro circuitos turísticos denominados Eco Rurais, representados pelas cidades de Bonfim, Taquaril, Brejal e Araras. Afim de promover o turismo na região, a cidade conta com um Plano Diretor Turístico em prol dos circuitos tanto em caráter religioso e gastronômico como ecológico e rural. Com foco na melhoria do cenário turístico, outros grupos de trabalho poderão ser criados e propor a abertura de novos circuitos na região. De acordo com o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Petrópolis existem ações que beneficiam os Circuitos Eco Rurais.

Para estimular números maiores de visitantes no circuito de Bonfim, foi realizada no dia 4 de abril uma reunião com o COMTUR, na subprefeitura de Itaipava. Foram apresentadas propostas para melhoria do circuito. Desta forma, o local que é visto como porta de entrada para trilhas e cachoeiras, terá conforto e segurança para receber turistas vindos de todo o país.

Outra maneira a ser adotada para incentivar às práticas de turismo no local é a criação do chamado “Selo Verde”.  Esse modelo originário dos parques da França visa a criação de empreendimentos “amigos”, ou seja, empresas preocupadas com a preservação da biodiversidade e que utilizem tecnologias sustentáveis como o uso de fontes de energias alternativas e sustentáveis, além de uma eficiente destinação dos resíduos.

Ascom/ICMBio
(61) 3341-9281
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página