Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > ICMBio promoverá em maio sexto cruzeiro de monitoramento marinho
Início do conteúdo da página

ICMBio promoverá em maio sexto cruzeiro de monitoramento marinho

Publicado: Sexta, 15 de Abril de 2011, 10h37
Cruzeiro ocorre na Rebio Arvoredo e adjacências

Brasília (15/04/2011) - Está programado para o mês de maio o sexto cruzeiro de monitoramento da fauna marinha demersal da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e adjacências, no estado de Santa Catarina.

Realizado por analistas ambientais do Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste e Sul (CEPSUL) sob a coordenação da analista Roberta Aguiar dos Santos, em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), este projeto vem coletando sazonalmente dados de 13 pontos amostrais previamente selecionados.

Os cruzeiros feitos com o Navio de Pesquisa Soloncy Moura têm duração média de quatro dias. Em cada um deles é feita análise de parâmetros populacionais como distribuição de comprimentos por espécie, proporção de sexo, estágios de maturação sexual, além de coleta de dados abióticos de cada ponto amostral. Também são feitas avistagens de aves e mamíferos marinhos.

Entre as espécies coletadas encontram-se peixes-espada, abróteas, manjubas, pescadas, moreias, peixes-porco, côngrios, linguados, peixes-sapo, raias, cações, lulas, polvos, siris, caranguejos, estrelas e águas-vivas. As espécies de peixes e invertebrados ameaçados de extinção que chegam vivas ao convés são rapidamente parametrizadas a bordo e lançadas novamente ao mar.

Ascom/ICMBio
(61) 3341-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página