Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Projeto da Resex do Batoque aprovado em seleção pública da Petrobras
Início do conteúdo da página

Projeto da Resex do Batoque aprovado em seleção pública da Petrobras

Publicado: Sexta, 15 de Abril de 2011, 11h17
Intitulado Recuperação da Lagoa do Batoque, Aquiraz-CE

Brasília (15/04/2011) - A Associação Comunitária dos Moradores do Batoque da Reserva Extrativista (Resex) do Batoque, localizada no município cearense de Aquiraz, foi contemplada, por seleção pública de projetos em 2010 pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental. O projeto aprovado “Recuperação da Lagoa do Batoque, Aquiraz-CE” visa promover ações para a recuperação ambiental da Lagoa utilizando técnicas de permacultura (cultura permanente).

Será realizada uma série de atividades, tais como a construção de 80 canteiros bio-sépticos em residências da comunidade próximas à lagoa; cursos de Educação Ambiental focando a conservação de recursos naturais, a sensibilização e o envolvimento coletivo dos moradores da região; a revegetação de dez hectares de mata ciliar da lagoa, pelo plantio de 25.000 mudas de espécies nativas; e a realização de cursos para produção local de adubo, utilizando uma técnica conhecida como compostagem.

A Associação conta com parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que é o órgão responsável pela gestão da Resex. A equipe de analistas ambientais da unidade foi responsável pela elaboração do projeto e vem colaborando em todas as ações desenvolvidas. O projeto também conta com a parceria da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), Prefeitura de Aquiraz e Ibama.

A duração do projeto será de 18 meses, contados a partir do início deste ano. As ações do projeto possibilitarão a recuperação do principal recurso hídrico superficial da Resex, conscientizando a comunidade quanto à importância da conservação do meio ambiente, e, dessa forma, garantindo a melhoria da qualidade de vida local. Os resultados alcançados serão divulgados para a sociedade em geral.

Ascom/ICMBio
(61) 3341-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página