Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Voluntários farão mutirão de limpeza nas Cagarras
Início do conteúdo da página

Voluntários farão mutirão de limpeza nas Cagarras

Publicado: Sexta, 02 de Junho de 2017, 12h57
Organizada pelo Instituto Mar Adentro e WWF Brasil, ação está marcada para dias 10 e 11 e visa conservar monumento natural gerido pelo ICMBio no litoral carioca

CAGARRAS

Brasília (02/06/2017) – Em comemoração à Semana do Meio Ambiente e ao Dia dos Oceanos, 8 de junho, o Instituto Mar Adentro e o WWF Brasil promovem nos dias 10 e 11 deste mês um clean up (mutirão de limpeza) no Monumento Natural das Ilhas Cagarras, unidade de conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), situada a cerca de 5 quilômetros da orla da praia de Ipanema, no Rio de Janeiro.

Setenta voluntários já estão confirmados para a ação. No primeiro dia, serão feitas a limpeza subaquática por um grupo de mergulhadores profissionais, a retirada de resíduos flutuantes por canoeiros e a limpeza de uma das cinco ilhas do Arquipélago das Cagarras, a Comprida.

Os resíduos coletados serão encaminhados para a Colônia de Pescadores Z13, em Copacabana, onde serão realizados, no dia 11, a separação e contagem (gravimetria). Também participarão desta atividade membros da Cooperativa Anfitriões do Cosme Velho e do projeto Plástico Vale Ouro do WWF-Brasil, que transforma resíduos em suvenirs, gerando renda para a comunidade dos Guararapes, no Rio.

Conhecer para Preservar

A ação faz parte do projeto Conhecer para Preservar, parceria entre WWF-Brasil e Instituto Mar Adentro, que, em março deste ano, retirou 1.640 litros de resíduos das areias de Copacabana com a ajuda de 500 voluntários.

O objetivo do projeto é sensibilizar a sociedade e engajar as pessoas na proteção ao meio ambiente marinho, combatendo a poluição das praias e mares e propagando conhecimento sobre o assunto.

O mutirão de limpeza tem o apoio do ICMBio, Projeto Ilhas do Rio, Federação de Canoas Havaianas do Estado do Rio de Janeiro, Colônia de Pescadores Z-13, Cooperativa Anfitriões do Cosme Velho, Matéria Brasil, Companhia Municipal de Limpeza Urbana, voluntários biólogos, mergulhadores e desportistas.

Ilhas Cagarras

O Monumento Natural das Ilhas Cagarras é uma unidade de conservação de proteção integral, composta pelas ilhas Cagarras, Palmas, Comprida, Redonda e as ilhotas Filhote da Cagarras e Filhote da Redonda, bem como a área marinha num raio de 10 metros ao redor dessas ilhas e das ilhotas.

A unidade foi criada em 2010 pela Lei 12.229 e seu objetivo é proteger os remanescentes de Mata Atlântica na região, que é a segunda maior área de nidificação de aves marinhas migratórias do Brasil, sendo refúgio para aves como atobá e fragata.

Além dos mutirões de limpeza, o Instituto Mar Adentro e o WWF-Brasil promovem desde 2016 um trabalho importante na região das Cagarras de monitoramento de baleias e golfinhos.

Projeto Ilhas do Rio

De 2011 a 2015, o Projeto Ilhas do Rio, do Instituto Mar Adentro, realizou várias pesquisas científicas no Monumento Natural das Ilhas Cagarras. Foram catalogadas 600 espécies de animais e plantas, algumas raras ou inéditas para a ciência.

O projeto busca sensibilizar a sociedade sobre a conservação das Cagarras e estimular o turismo sustentável por meio de atividades didático-científicas. Cursos, palestras, exposições e cinco mutirões de limpeza foram realizados nas ilhas. Como o projeto foi encerrado em 2015, acredita-se que, de lá para cá, o volume de resíduos na região tenha aumentado consideravelmente.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página