Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Parque Nacional Serra do Pardo começa movimento para criar seu conselho consultivo
Início do conteúdo da página

Parque Nacional Serra do Pardo começa movimento para criar seu conselho consultivo

Publicado: Segunda, 30 de Maio de 2011, 09h38
Próximo passo é encaminhar ao ICMBio ofício solicitando a criação

(Brasília 27/05/2011) - O Parque Nacional da Serra do Pardo, localizado na região da Terra do Meio, estado do Pará, já está em pleno vapor para criar o seu conselho consultivo. Entre os dias 4 e 7 de maio, especialistas do Worl Wildlife Fund Brasil (WWF - Brasil) estiveram nos municípios de Altamira e São Félix do Xingu, para encontros com governos municipais e sociedade civil.

Os encontros aconteceram na sede do Parque e tiveram como foco sensibilizar governos, organizações não-governamentais e comunidades de São Sebastião, Tracuá e Primavera e as aldeias de Xingu, Apyterewa e Kwaraya-pya sobre a importância da criação e instalação do conselho. Foram ainda identificados os principais atores sociais que interagem na UC, levando em consideração as demandas dos ribeirinhos.

O próximo passo é encaminhar ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) um ofício solicitando a criação do conselho consultivo da UC. Em seguida, o conselho legitimará os representantes indicados pelas comunidades e órgãos responsáveis e elaborará um calendário de ações das atividades que serão realizadas dentro da área protegida.

Após constatar a existência de aproximadamente 900 espécies no parque, foi vista a necessidade da Localizada às margens do rio Xingú, com aproximadamente 450 mil hectares, a Unidade de Conservação(UC) foi criada em 2005. criação de um conselho consultivo na região afim de proteger a fauna e a flora de ações predadoras.

Ascom/ICMBio
(61) 3341-9281

Fim do conteúdo da página