Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Destaques > Inscrições para o Curso de Capacitação em Espeleoturismo
Início do conteúdo da página

Inscrições para o Curso de Capacitação em Espeleoturismo

Publicado: Terça, 21 de Janeiro de 2014, 07h18

Profissionais da área podem se inscrever até 30 de janeiro

Lorene Lima
lorene.cunha@icmbio.gov.br

Brasília (21/01/2014) – Estão abertas as inscrições para o Curso de Capacitação em Espeleoturismo, que será realizado no município de Laranjeiras – região metropolitana de Aracaju (SE). O curso é voltado para profissionais da área de Espeleoturismo, especialmente para guias e condutores que atuam na região do Alto, Baixo e Médio São Francisco, além das regiões de Campo Formoso e Pirapiranga ( BA).

O objetivo é tratar de assuntos relacionados ao meio ambiente, cultura, espeleologia, condução turística, segurança, primeiros socorros e gestão do turismo sustentável para aprimoramento da experiência turística em cavernas. O projeto é considerado necessário pelo Plano de Ação Nacional ( PAN) Cavernas do São Francisco em virtude do elevado número de cavernas abertas à visitação e da baixa qualidade na experiência turística verificada nestas cavidades.

O Curso de Capacitação em Espeleoturismo terá um total de 30 vagas e as aulas serão divididas em teóricas e práticas. Os três módulos do curso totalizarão 120 horas e serão realizados nas seguintes datas: Módulo I - Meio ambiente e culturas, espeleologia, de 10 a 14 de fevereiro; Módulo II - Noções de condução turística, segurança e primeiros socorros, de 10 a 14 de março; e Módulo III - Turismo e sustentabilidade e gestão turística, de 7 a 11 de abril

Para participar, os interessados deverão solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail espeleoturismo@iabs.org.br ou pelo site www.iabs.org.br. Após o preenchimento da ficha, os candidatos deverão fazer um breve relato descrevendo sua experiência em Espeleoturismo e as razões pelas quais considera este curso importante. A equipe de organização dos cursos revisará as candidaturas prontamente e enviará resposta por e-mail aos interessados até o dia 3 de fevereiro.

A ação conta com o apoio financeiro do Fundo Brasileiro de Conservação - Funbio/Edital TFCA 004/2012 e é fruto de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav/ICMBio). Na região do Baixo São Francisco está sendo realizado em parceria com Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Sergipe (SEMARH), Prefeitura Municipal de Laranjeiras, Grupo de Espeleologia Centro a Terra, Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Governo do Estado de Alagoas, Sebrae/AL, PAPL, APL Caminhos do São Francisco e Prefeitura Municipal de Campo Formoso.


Comunicação ICMBio
(61) 3341-9291

Fim do conteúdo da página