Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Destaques > Piscina natural terá limite de visitantes em Parque Nacional
Início do conteúdo da página

Piscina natural terá limite de visitantes em Parque Nacional

Publicado: Segunda, 28 de Julho de 2014, 17h03

Intenção é reduzir os impactos ambientais e preservar a fauna e flora marinha

Intenção é reduzir os impactos ambientais e preservar a fauna e flora marinha

Piscina natural terá limite de visitantes em Parque Nacional

Gustavo Frasão
gustavo.caldas@icmbio.gov.br

Brasília (28/07/2014) — O Parque Nacional da Serra da Bocaina (SP) realizou nos dias 26 e 27 de julho o "2º Teste de Controle de Número de Visitantes na Piscina Natural Caixa D´Aço", em Trindade/Paraty (RJ). A Associação de Barqueiros e Pequenos Pescadores de Trindade (ABAT) participou da ação.

O objetivo do teste é reduzir os impactos ambientais da visitação à piscina natural, garantindo que espécies da fauna e flora marinha continuem vivendo com qualidade na Unidade de Conservação (UC). "Definimos que o melhor é limitar em 59 pessoas ao mesmo tempo na piscina natural Caixa D´Aço a cada 45 minutos. A capacidade inicial era de 80 pessoas", disse o analista ambiental Thiago Straus Rabello.

Na ocasião, o atrativo teve monitoramento de qualidade ambiental, da satisfação dos visitantes e da satisfação dos barqueiros, mas o mau tempo impediu que as atividades acontecessem conforme o previsto. "Em nenhum momento o atrativo atingiu o número máximo de visitantes. Para o próximo teste, a ser realizado em novembro, vamos agilizar a inscrição para o acesso e melhorar a aplicação do questionário de satisfação do visitante", explicou Rabello.

Ao todo, 30 pessoas, entre voluntários, sócios da ABAT, monitores e funcionários do Parque, participaram das atividades.

Sobre o Parque Nacional da Serra da Bocaina

O Parque Nacional da Serra da Bocaina tem 104 mil hectares e é uma das maiores áreas de proteção da Mata Atlântica. Localiza-se em um trecho da Serra do Mar, na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Apresenta paisagens diversificadas e grande riqueza de fauna e flora, incluindo espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Possui também altitudes superiores a 2 mil metros em relação ao nível do mar.

Conheça mais sobre o Parque

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página