Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Destaques > ICMBio comemora sete anos com cerimônia em Brasília
Início do conteúdo da página

ICMBio comemora sete anos com cerimônia em Brasília

Publicado: Quinta, 28 de Agosto de 2014, 17h37

O Relatório de Gestão de 2013 foi apresentado como uma das conquistas do Instituto

O Relatório de Gestão de 2013 foi apresentado como uma das conquistas do Instituto

ICMBio comemora sete anos com cerimônia em Brasília - Foto: Leonardo Milano

Lorene Lima
lorene.cunha@icmbio.gov.br

Brasília (28/08/2014) — O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) completa sete anos nesta quinta-feira (28). Para marcar a data, o presidente do Instituto, Roberto Vizentin e o Secretário-Executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Francisco Gaetani, participaram de um evento em Brasília. Na ocasião, foram celebradas as conquistas alcançadas pela autarquia e avaliados os novos desafios que serão enfrentados para conservar a biodiversidade e promover o desenvolvimento socioambiental do País. "Nossa caminhada de sete anos já nos permite mostrar a grandeza que é esse Instituto, tendo consciência daquilo que ainda nos falta", disse Vizentin.

O Relatório de Gestão de 2013 também foi apresentado, demonstrando os frutos dos trabalhos desenvolvidos até agora. "O balanço da gestão 2013 está saindo na versão escrita e já está disponível na versão eletrônica. Nós estamos atingindo uma condição que torna o ICMBio cada vez mais em uma instituição apta a cumprir a sua missão, que é proteger a natureza e promover o desenvolvimento do País em bases sustentáveis", avaliou o presidente do Instituto Chico Mendes.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, reconheceu os trabalhos, agradeceu os esforços do ICMBio e afirmou que o Brasil precisa do Instituto Chico Mendes sempre forte para consolidar as políticas ambientais do País. "A importância da conservação da biodiversidade em nosso País tem vários agentes responsáveis, mas tem no Instituto Chico Mendes uma liderança importante. Essa conservação da biodiversidade não está circunscrita apenas na consolidação e implantação das áreas protegidas federais, mas também em um desenvolvimento, implementação e incremento da capacidade técnico-científica dos nossos gestores ambientais e analistas ambientais", afirmou Izabella.

A diretora de Planejamento, Administração e Logística (Diplan/ICMBio), Anna de Senna, também esteve presente e disse que, apesar das dificuldades, existem vários motivos para celebrar a data. "Nós temos enfrentado muitas dificuldades, porque a nossa missão é extremamente complexa. No território de um país de grandes dimensões, como o Brasil, nós conservamos uma área que corresponde a quase 9%, com uma estrutura ainda bastante precária. Por outro lado, o que temos que comemorar é que não nos sucumbimos, apesar de todas as barreiras. Nosso corpo técnico é revestido de uma ideologia enorme e enfrenta todas as dificuldades, o que orgulha muito todos os servidores dessa instituição", destacou Anna. Como soluções para as dificuldades atuais, ela apresentou duas linhas de trabalho: ampliar as estruturas, os recursos e as condições de trabalho e fazer um novo concurso público, com possibilidade de preencher 800 vagas.

Marcelo Marcelino, diretor de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade (Dibio/ICMBio), aproveitou a ocasião para apontar o Diagnóstico da Fauna Brasileira, apresentado em maio deste ano, como um dos legados do Instituto. "Nenhum outro país fez, até hoje, um trabalho com essa envergadura. Essas informações irão gerar novos produtos que com certeza irão ajudar na redução do Custo Brasil", afirmou.

A presidente da Associação dos Servidores de Carreira de Especialista em Meio Ambiente no âmbito nacional (Asibama), Ana Maria Evaristo, ressaltou a importância do trabalho desempenhado pelos analistas ambientais do ICMBio. "A gente tem que ter um orgulho de conseguir pautar a gestão ambiental nesse país, como referência, inclusive, para muitos outros países", ponderou Ana Maria.

No final da celebração, foi feita a apresentação da publicação "Venha Pesquisar Conosco", já disponível no site do ICMBio, divulgando linhas de investigação prioritárias nos Centros e Unidades de Conservação (UCs), incluindo informações relacionadas à infraestrutura e acesso a essas áreas protegidas.

Também estiverem presentes na comemoração o Secretário de Biodiversidade e Florestas (SBF), Roberto Cavalcanti, a Chefe de Gabinete da Ministra do Ministério do Meio Ambiente, Marília Marreco Cerqueira, o diretor de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial em UCs (Disat/ICMBio), João Arnaldo Novaes, o Procurador-chefe do ICMBio, Carlos Vitor Bezerra, além dos demais funcionários e coordenadores do Instituto.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página