Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Destaques > Aberta temporada de visitas educativas à Carijós
Início do conteúdo da página

Aberta temporada de visitas educativas à Carijós

Publicado: Terça, 14 de Abril de 2015, 14h04

As visitas são voltadas ao público escolar e acadêmico

As visitas são voltadas ao público escolar e acadêmico

 © Todos os direitos reservados. Foto: Anselmo Malagoli

Brasília (14/04/2015) - Quando jovens e adultos têm a oportunidade de sair da sala de aula e conhecerem de perto algum ambiente natural, eles ganham muito mais do que momentos de complementação. Para esses alunos, não importa de que idade, vivenciam experiências únicas em meio à natureza, tornando-os mais próximos desse universo natural, muitas das vezes em contraste com realidade vivida no meio urbano.

É dessa forma que entende a Estação Ecológica (Esec) Carijós, Unidade de Conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) localizada em Santa Catarina. Tanto que abriu as visitas educativas em seu interior.

As visitas podem ser agendadas por e-mail e incluem uma pequena vídeo-palestra sobre os ecossistemas e a biodiversidade protegidos pela Esec Carijós. Em seguida os alunos fazem uma trilha guiada pelos ambientes de restinga e manguezal no interior da Unidade de Conservação. De acordo com o planejamento de aulas e atividades do professor, são desenvolvidas ainda atividades lúdicas ou dinâmicas para fixação de conceitos e conteúdos.

Tais atividades de sensibilização realizadas durante uma visita educativa abrem janelas e portas para a percepção da natureza e oferecem meios de se compreender a importância dos ciclos de vida da biodiversidade, bem como dos inúmeros serviços ambientais prestados pelos ecossistemas.

As visitas desenvolvem, ainda, o sentido de pertencimento ao ambiente natural, fazendo com que todos se reconheçam como responsáveis pela conservação da natureza.

O objetivo do Programa de Educação Ambiental da ESEC Carijós, nesse sentido, é contribuir para a formação de cidadãos responsáveis e atuantes, garantindo que esses futuros tomadores de decisões estejam comprometidos com a existência de um mundo ambientalmente saudável e socialmente justo – valores estes que perpassam por toda vida.

As escolas e professores em Santa Catarina interessados podem agendar uma vista de alunos pelo e-mail: ea-esec.carijos@icmbio.gov.br. O Programa de Educação Ambiental da ESEC Carijós é realizado em parceria com a ONG Guardiões do Mar, por meio do Projeto Uçá, com patrocínio da Petrobras, por meio da Petrobras Socioambiental.

Saiba mais sobre a ESEC Carijós.

 

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página