Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Destaques > Fiscais de Anavilhanas apreendem 1,5 toneladas de pirarucu
Início do conteúdo da página

Fiscais de Anavilhanas apreendem 1,5 toneladas de pirarucu

Publicado: Terça, 21 de Abril de 2015, 11h00

As apreensões são fruto da Operação Rio Negro 2015

As apreensões são fruto da Operação Rio Negro 2015

© Todos os direitos reservados. Foto: Enrique Salazar

Brasília (21/04/2015) – Agentes de fiscalização do Parque Nacional de Anavilhanas (AM), Unidade de Conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) apreenderam 1,5 toneladas de mantas frescas de pirarucu (Arapaima gigas), 200 kg de pescado contendo piracatinga (Calophysus macropterus) e 7 exemplares de quelônios (6 Podocnemis unifilis e 1 Podocnemis sextuberculata).

Tais apreensões são fruto da Operação Patrulha Naval Rio Negro 2015, realizada pelo ICMBio em conjunto com Marinha do Brasil e Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Amazonas (BPAmb-PM/AM), no período de 2 a 15 de abril.

A bordo do Navio de Patrulha Fluvial Amapá, a equipe percorreu o Rio Negro, de Manaus a Barcelos, passando por áreas dos municípios de Manaus, Iranduba, Novo Airão, Moura e Barcelos. Durante todo o período da operação, foram abordadas 71 embarcações, 41 inspecionadas, 8 notificadas, 4 apreendidas e 3 presas.

Foi a segunda participação de agentes de fiscalização do ICMBio em ações conjuntas com a Marinha no ano. Entre 2 e 7 de março de 2015, dois agentes do Parque Nacional de Anavilhanas participaram da Operação Amazônia Azul, em conjunto com BPAmb-PM/AM e Polícia Civil, a bordo do mesmo navio.

Operações conjuntas entre Marinha, ICMBio e Polícias representam uma importante estratégia de união de esforços de combate aos ilícitos ambientais. A simples presença dos Navios-Patrulha nos rios por si só já coíbe tais ilícitos.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9290

Fim do conteúdo da página