Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Destaques > Ubajara seleciona brigadistas
Início do conteúdo da página

Ubajara seleciona brigadistas

Publicado: Sexta, 29 de Maio de 2015, 15h26

Inscrições vão até 10 de junho

Inscrições vão até 10 de junho

© Todos os direitos reservados. Foto: Amanda Freitas

Brasília (29/05/2015) – O Parque Nacional (Parna) de Ubajara, no Ceará, abriu edital no último dia 22, para realização de processo seletivo para contratação temporária de Brigadistas e Chefe de Esquadrão. As inscrições para o processo seletivo serão iniciadas no próximo dia 1º e poderão ser realizadas no SINE/IDT de Ubajara, localizado na Rua Esmerino Magalhães, 214, Centro. O prazo de inscrição se estende até o dia 10 de junho.

A iniciativa que busca a Prevenção e Combate a Incêndios Florestais estabelece diretrizes para a seleção dos profissionais aptos a formarem a brigada temporária, que, por sua vez, vai atuar na Unidade de Conservação (UC), por um período máximo de seis meses, com contratação prevista para entre os meses de agosto deste ano e janeiro do ano que vem.

Estão sendo oferecidas seis vagas para brigadista e uma vaga para Chefe de Esquadrão. Os interessados em ambos os cargos vão precisar realizar teste de resistência com bomba costal, teste de habilidades no uso de ferramentas, além de passar por avaliação do histórico de desempenho do ex-brigadista. Lembrando que apenas as pessoas que comprovarem participação e aprovação em curso de formação de brigada do ICMBio ou IBAMA poderão participar deste Processo Seletivo. Os candidatos que já atuaram como brigadistas nestas instituições também estão aptos a concorrem a uma vaga no certame.

Os candidatos devem ter entre 18 e 55 anos; apresentar, no ato da inscrição, toda a documentação relacionada no Edital; não exercer cargo/função/emprego público ou privado. Os chefes de esquadrão receberão um salário mínimo e meio, e os brigadistas um salário mínimo, acrescidos de auxílios que fizerem jus.

O parque

Criado pelo Decreto Federal nº 45.954 de 30 de abril de 1959, o Parque Nacional de Ubajara abrange uma áreade 6.271 hectares no bioma Caatinga. Tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica. No local, são realizadas pesquisas científicas e atividades de educação e interpretação ambiental, recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

A Unidade de Conservação apresenta características ímpares para pesquisas, por conter em espaço tão próximo dois ecossistemas bem diferentes: um ambiente de considerável ocorrência de chuvas e um ambiente semi-árido, a Caatinga. Um terceiro ambiente constitui a passagem entre os dois primeiros, a transição entre as matas úmida e seca, muito rico em biodiversidade.

Entre os principais atrativos turísticos do parque está o passeio de teleférico, que oferece não apenas uma visão panorâmica da Caatinga, como também leva à entrada da Gruta de Ubajara – uma das maiores do Brasil, repleta deformações rochosas esculpidas pela água que escorre das paredes há milhões de anos.

Mais informações:
Telefone: (88) 3634-1388
 
Comunicação ICMBio
61-2028-9280

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página