Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Destaques > Reserva Biológica do Tinguá comemora 26 anos
Início do conteúdo da página

Reserva Biológica do Tinguá comemora 26 anos

Publicado: Terça, 02 de Junho de 2015, 11h26

Estudantes realizaram plantio de mudas nativas

Estudantes realizaram plantio de mudas nativas

© Todos os direitos reservados. Foto: Acervo ICMBio

Brasília (02/06/2015) - A Reserva Biológica do Tinguá – unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) localizada no Rio de Janeiro - completou 26 anos de criação no dia 23 de maio. Para comemorar a data, foi realizada uma atividade de educação ambiental com alunos do curso técnico em Meio Ambiente, do Colégio Estadual Presidente Kennedy, do município de Belford Roxo.

Os estudantes realizaram o plantio de mudas nativas na Unidade de Conservação (UC), próximo à localidade conhecida como Rio D'Ouro, no município de Nova Iguaçu. O local foi escolhido por ser tratar de uma área sensível do ponto de vista de proteção, muito próximo geograficamente da comunidade local e já contemplado por um projeto de reflorestamento desde 2013, desenvolvido pela entidade ambientalista Onda Verde, parceira nesta ação.

Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer a captação de rio D'Ouro, datada do ano de 1880. Essa foi uma das 32 captações de águas instalada por ordem do imperador D. Pedro II, no período da Colonização do Brasil, que estão inseridas no interior do território da Rebio.

"Com a realização da prática de educação ambiental foi possível apresentar para os participantes um pouco desta amostra representativa de Floresta Atlântica protegida por lei, com sua flora, fauna e demais recursos naturais, em especial os recursos hídricos, incluindo seus mananciais, o patrimônio histórico, artístico e cultural e os serviços deles advindos", afirmou a analista ambiental Gisele Medeiros.

A ação foi realizada em parceria com o curso de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual Paulista (Unesp), curso de pós-graduação em Meio Ambiente e Sustentabilidade do Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam) e prefeitura de Belford Roxo (RJ).

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página