Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > FÓRUM: DIRETOR FALA SOBRE USO PÚBLICO DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Início do conteúdo da página

FÓRUM: DIRETOR FALA SOBRE USO PÚBLICO DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Publicado: Terça, 27 de Maio de 2014, 14h57

Objetivo foi mostrar a importância da visitação e comércio nas UCs da Amazônia

Objetivo foi mostrar a importância da visitação e comércio nas UCs da Amazônia

Gustavo Frasão
gustavo.caldas@icmbio.gov.br

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o USFS (Serviço Florestal Americano) promoveram nos dias 22 e 23 de maio o fórum "Turismo em Unidades de Conservação da Amazônia – Oportunidades, Desafios e Iniciativas de Sucesso", em Manaus. Sérgio Brant, chefe da Direção de Criação e Manejo de Unidades de Conservação (Diman/ICMBio), fez uma palestra no primeiro dia e falou sobre o uso público das Unidades de Conservação (UCs) federais. "Foram 20 minutos de explanação e outros 20 para responder às perguntas dos participantes. Foi muito produtivo e acredito que alcançamos nosso objetivo", disse.

Saiba mais sobre o fórum

Segundo o diretor, cerca de 180 pessoas, incluindo servidores do Instituto, gestores das unidades, operadores turísticos, pesquisadores e estudantes da área estiveram presentes no Hotel Tropical, local onde o fórum foi realizado. O objetivo foi conscientizar os participantes sobre a importância da visitação e do comércio nas UCs, além de mostrar o planejamento do uso público em áreas protegidas.

A analista ambiental Maressa Girão do Amaral esteve no evento e contou que o fórum trouxe muitas novidades sobre o turismo e o manejo das unidades brasileiras. "Descobrimos caminhos para superar possíveis problemas na gestão desses lugares. Abriu muito meus olhos e agora vejo várias opções para os roteiros turísticos", informou.

Fizeram parte da programação temas como o "Status global do turismo em unidades de conservação da natureza", "Turismo nas unidades de conservação federais do Brasil", "Quais são os maiores desafios para o desenvolvimento do turismo nas áreas protegidas da Amazônia?", "Detalhes e dilemas na busca de um turismo sustentável" e um debate relacionado às parcerias e capacitação para o desenvolvimento do turismo nas unidades de conservação da Amazônia. O fórum foi finalizado com estudos de caso por meio de iniciativas de sucesso no turismo em áreas de conservação e um resumo dos desafios, oportunidades e lições aprendidas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página