Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Parque Nacional realiza oficina para renovar Conselho Consultivo
Início do conteúdo da página

Parque Nacional realiza oficina para renovar Conselho Consultivo

Publicado: Sexta, 30 de Maio de 2014, 18h59

Intenção é contribuir para a conservação da unidade

Intenção é contribuir para a conservação da unidade

OCINA PARNA DA TIJUCA

O Parque Nacional da Tijuca realizou nesta quarta-feira (28) a primeira etapa para renovação do Conselho Consultivo. O evento aconteceu no auditório da Coordenação Regional 8 (CR) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no Rio de Janeiro. Estiveram presentes cerca de 30 instituições que têm envolvimento com o PNT. O Conselho Consultivo tem por finalidade contribuir com a implantação e implementação de ações destinadas à conservação da unidade.

O encontro foi realizado pelas equipes de gestão socioambiental do Parque e da CR, que conduziram a dinâmica de apresentação e o acordo de convivência. As oportunidades e desafios da gestão foram tema da palestra do chefe da UC, Ernesto Viveiros de Castro. Marta Irving, coordenadora do GAPIS (Grupo de Pesquisa, Governança, Biodiversidade, Áreas Protegidas e Inclusão Social da UFRJ) e Breno Herrera (analista ambiental do ICMBio e doutorando pelo GAPIS), destacaram a participação social nos conselhos de Unidades de Conservação (UCs).

Em seguida, Herrera e Iaci Penteado (GAPIS) coordenaram a aplicação do Diagrama de Venn, que revelou a visão dos participantes sobre as relações do Parque com seus atuais e potenciais conselheiros, representados por associações de moradores, movimentos sociais e religiosos, instituições de pesquisa, entidades ambientalistas, esportistas e órgãos governamentais, como o Grupo de Defesa Ambiental da Guarda Municipal, Grupamento de Socorro Floresta do Corpo de Bombeiros Militar.

Para Daniel Toffoli, coordenador de Gestão Socioambiental do Parque Nacional da Tijuca, "a oficina foi muito importante para que os presentes entendam melhor como se dá a participação social em conselhos gestores". Ele afirmou que espera que no novo mandato os conselheiros tenham mais participação ativa.

A segunda e última etapa da oficina da renovação do Conselho Consultivo acontecerá dia 10 de junho, às 13h, em local a confirmar.

Comunicação ICMBio
(61) 3341-9290

OFICINA TIJUCA 2

registrado em:
Fim do conteúdo da página