Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > ICMBio promove curso de educação ambiental
Início do conteúdo da página

ICMBio promove curso de educação ambiental

Publicado: Sexta, 24 de Outubro de 2014, 14h56

Objetivo foi fortalecer os instrumentos de gestão ambiental pública

Objetivo foi fortalecer os instrumentos de gestão ambiental pública

Brasília (24/10/2014) — O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou no mês de outubro o segundo módulo do III Curso de Educação Ambiental na Conservação da Biodiversidade. O evento aconteceu entre os dias 23/09 e 02/10 na Academia Nacional da Biodiversidade, em Iperó (SP).

Participaram do curso 22 pessoas, entre gestores do ICMBio, de órgãos estaduais de Meio Ambiente, parceiros de organizações não governamentais e comunidades do interior e entorno de Unidades de Conservação (UCs).

O objetivo foi promover a formação de educadores ambientais para desenvolver processos educativos junto a grupos sociais relacionados à gestão da biodiversidade, qualificar a gestão das UCs e conservar a biodiversidade por meio de processos pedagógicos, estruturados e voltados ao fortalecimento dos instrumentos da gestão ambiental pública.

Na ocasião, foram implantados novos recursos didáticos, como o uso de plataforma de educação à distância, em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA), videoconferência e videoaula. Também foram elaboradas 18 propostas de educação ambiental para fortalecer os instrumentos de gestão implementados pelo ICMBio, combate a incêndios e manejo integrado do fogo, planos de manejo, criação de UCs, gestão de resíduos sólidos, uso público e formação voltada à gestão participativa da biodiversidade de jovens agricultores e familiares.

Este módulo contou com a parceria da Agência Alemã de Cooperação Técnica (GIZ/GOPPA) e foi coordenado por educadores ambientais do ICMBio, especializados em gestão ambiental pública. O primeiro módulo do curso, Fundamentos da Gestão Socioambiental, foi realizado junto com o V Ciclo de Gestão Participativa - Participação Social na Gestão da Biodiversidade - entre 12 e 20 de agosto, também na Acadebio.

registrado em:
Fim do conteúdo da página