Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Visitação > Informações sobre Visitação > Parque Nacional da Serra do Itajaí
Início do conteúdo da página
Informações sobre Visitação

Parque Nacional da Serra do Itajaí

Parque Nacional da Serra de Itajaí (Arquivo ICMBio)O Parque Nacional (PARNA) da Serra do Itajaí foi criado em 2004 e protege aproximadamente 57 mil hectares de florestas, em sua maioria em avançado estágio de regeneração, preservando a maior área contínua de Mata Atlântica do Estado envolvendo nove municípios catarinenses: Apiúna, Ascurra, Blumenau, Botuverá, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Presidente Nereu e Vidal Ramos.

A Unidade de Conservação federal insere-se em uma das mais belas regiões de Santa Catarina. O chamado Vale Europeu é conhecido por suas festas típicas alemãs e italianas.

São também muito importantes outros tipos de turismo: aventura (rafting, rapel, cascading, trekking, cicloturismo, vôo livre, visitação de cavernas, cavalgada), turismo religioso, rural e cultural, além de uma importante atividade relacionada à gastronomia (incluindo as famosas cervejarias artesanais) e ao chamado turismo de negócios (eventos empresariais).

Dependendo das características de cada área de uso público, o Plano de Manejo do parque identificou como principais possibilidades de visitação: recreação, piqueniques, caminhadas, cicloturismo, banhos, contemplação, sensibilização ambiental e interpretação, observação de vida silvestre e competição esportiva de baixo impacto. Porém, atualmente, o Parque não dispõe de estruturas de apoio a visitação e a regularização fundiária não está concluída.

Confira outras informações neste portal, dentro da página da UC

Fim do conteúdo da página