MONITORAMENTO DA FAUNA ATROPELADA

semfotoUnidade de Conservação:
Esec do Taim

Autores:
Rosane Nauderer, Henrique Horn Ilha, Ana Carolina Cotta de Mello Canary

Contatos:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Biomas:
Marinho Costeiro

Arquivos Disponíveis Ficha resumo, fotos e carta imagem
Objetivo
Na Estação Ecológica do Taim a fragmentação de habitats causada pelarodovia BR471 é um dos impactos importantes que necessitam de avaliação. Devido à alta taxa de atropelamentos de fauna silvestre, registrados informalmente desde a execução da rodovia, no ano de 1998 foi instalado um sistema de proteção à fauna(SPF) no trecho. O objetivo geral desta prática é monitorar os atropelamentos de fauna silvestre no trecho da BR 471 queatravessa a ESEC do Taim e verificar a efetividade dos aparatos demitigação existentes através do estabelecimento de um índice de efetividade.
Desenvolvimento

O trecho selecionado possui aproximadamente 17km e vem sendo monitorado semanalmente com viatura à baixa velocidade. As carcaças de animais encontrados são identificadas, marcadas e algumas retiradas da pista,para evitar recontagem. Os monitoramentos são realizados,sempre que possível,na primeira hora da manhã visando evitar a perda de dados. São registradas a localização das carcaças através de coordenadas e o respectivo quilômetro. Os dados coletados são estruturado sem meio digital e analisados estatisticamente. Os animais são identificados ao menor nível taxonômico possível. A equipe de monitoramento é composta por 02 servidoras do ICMBio e os recursos utilizados para a implementação do monitoramento são próprios da Esec Taim,sendo os itens básicos o veículo e GPS da ESEC. Os aparatos de mitigação existentes(cercas,mata-burros e controladores de velocidade) são avaliados em relação a sua efetividade,conservaçãoeapossibilidadedeocorrênciadeproblemasassociadosàfaunadevidoàpresençadestasestruturas.Omonitoramentodotráfegodeveículosérealizadoatravésdoscontroladoresqueforaminstaladosemdezembrode2011.


Resultados

Duranteotranscorrerdomonitoramentoiniciadoemabrilde2010atéofinaldedezembrode2013foramcontabilizadas1.616carcaçasdeanimaissilvestresatropelados.Destas,995 mamíferos(61,8%),173 aves(10,7%)e 443 répteis(27,5%).Osdadosobtidosduranteesteperíododemonstramclaramenteograndeimpactocausadopelarodovianafaunademamíferos,aves e répteis,considerando se o elevado número deindivíduo s e de espécies afetadas.Atravésdenegociaçõescomoórgãoresponsávelpelafaixadedomíniodarodovia,DNIT,foi reparada grande parte de estruturado SPF existente,que encontrava se danificada desde 2002,sendoquetambémforaminstalados02controladoresdevelocidadenofinaldomêsdenovembrode2011.Osdadosobtidosnosmonitoramentosresultaramemtrabalhoscientíficosapresentadosem2eventos,em 2011 e 2012,alémdodesenvolvimentodeumatesedemestradoquepretendeavaliarotrabalhodereconstruçãodoSPFnos3últimosanos.Porfim,oempenhodaESECTaimemavaliarebuscarumasoluçãoparaestaproblemáticavemsendoreconhecidopelasociedadecivilemoradoresdascomunidadesdoentorno,comoverificadoemmanifestaçõesdepreocupaçãonabuscadesoluções,porpartedacomunidadequeparticipoudasaudiênciaspúblicasrealizadaspelaESECdoTaim/ICMBio referentes a ampliação da Unidade.

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar