GESTÃO INTEGRADA DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO QUALIFICA A CULTURA ORGANIZACIONAL

semfotoUnidade:  Parque Nacional da Serra do Cipó e Área de Proteção Ambiental do Morro da Pedreira

Autores: Realizadores: Rossana Evangelista Santana e Júlio Rosa da Silva (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade)

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Bioma: Cerrado

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Objetivo
"Jardim do Brasil", assim o paisagista Burle Marx definiu a Serra do Cipó, em Minas Gerais, nos anos 50. A razão para o encantamento pode ser vista por qualquer um que visite a região, que forma umdos conjuntos naturais mais exuberantes do mundo. A diversidade da geologia com uma grande variedade de rochas-calcárias, quartzitos, granitos e de solos, junto ao relevo acidentado e córregos, além da sua fauna, faz deste um dos locais mais visitados por viajantes no Brasil. Para assegurar a conservação desse ambiente, a Serra do Cipó conta com duas Unidades de Conservação. No centro, o Parque Nacional Serra do Cipó e ao redor de todo o perímetro do Parque, a Área de Preservação Permanente do Morro da Pedreira, funcionando como uma zona de amortecimento da primeira. Juntas, as duas áreas se complementam na missão de garantir a conservação de área de transição de Mata Atlântica e Cerrado de cerca de 100 mil hectares.

Em razão da grande complementariedade entre o Parque Nacional e a Área de Proteção Ambiental, os gestores começaram a buscar uma integração maior entre as duas unidades. Assim, foi iniciada a construção de um novo modelo gerencial que influenciasse na cultura organizacional, atendendo aos princípios de eficiência e eficácia da gestão, sem deixar de lado os demais princípios constitucionais que regem a administração pública.

DesenvolvimentoA prática vem dando resultados e tem contribuído não apenas com a organização de tarefas mas também no esclarecimento do papel social dos profissionais dessas Unidades. "Sentimos que havia funcionários comprometidos, mas não existia planejamento integrado, nem gestão estratégica entre as duas unidades. Sentimos que era preciso superar o olhar isolado da gestão e passar a enxergar junto com a sociedade: enquanto servidores públicos o que a sociedade espera de nós?", conta a analista ambiental Rossana Evangelista Santana. Estruturar esse modelo, que também envolve gestão de pessoal, levou alguns anos e começou com a elaboração do planejamento operacional de forma integrada, em 2011, para organizar, minimamente, os processos administrativos de ambas. No ano seguinte, o planejamento foi colocado em prática e, em 2013, a área administrativa das duas Unidades passou a funcionar de forma totalmente integrada. A capacitação dos profissionais foi um ponto relevante ao longo dessa fase, como a participação deles no Ciclo de Formação em Gestão para Resultados, dando a oportunidade de maior embasamento teórico e conceitual pela equipe sobre modelos de gestão.

"Para se mudar o modelo era preciso trabalhar com as pessoas e foi um momento muito difícil, já que as pessoas tiveram que sair da sua zona de conforto para a mudança de paradigmas. Os profissionais continuaram avançando e pudemos sentir a mudança na equipe no dia a dia, sobretudo na vontade que a equipe demonstrava de querer avançar", afirma Rossana. Como impacto dessa mobilização em prol da mudança, o Parque Nacional e a Área de Proteção Ambiental construíram conjuntamente seus planejamentos estratégicos, estabelecendo visão, missão e mapa estratégico das unidades. Juntos, os planejamentos resultaram na organização da Gestão Integrada Cipó-Pedreira, que é desenvolvida dentro das normas de execução do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e acompanhada pelos profissionais das duas áreas por meio de um sistema eletrônico.Além disso, foram criadas ferramentas inovadoras dentro do esquema de trabalho como mapas de processos e divisão das responsabilidades em cada Unidade e um calendário de ação único, coma definição de indicadores para acompanhamento das atividades.


Resultados

A gestora afirma que ainda há desafios, comuns na prática do planejamento, mas que todo esse exercício foi um grande ganho namudança da cultura gerencial e no olhar da equipe com relação ao seu papel social. "A gestão passou a não só girar a roda, mas também a buscar o avanço e melhoria de acordo com as prioridades definidas".

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