A MAQUETE COMO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL

semfotoUnidade de Conservação:
PARNA SERRA DO CIPÓ

Autores:
Wellison de Almeida Schumann

Contatos:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Biomas:
Cerrado

Arquivos Disponíveis Ficha resumo, fotos e carta imagem
Objetivo
A "Maquete como Instrumento de Planejamento e Gestão Ambiental" é uma proposta para Unidades de Conservação, que busca ilustrar de forma simplificada a realidade da região, auxiliando como Instrumento no Planejamento e Gestão de Unidades de Conservação, além de incentivar a curiosidade e sentimentos ecologicamente corretos, e para a construção de conceitos e saberes da prática ambiental.
Desenvolvimento

Pretende por meio da aplicação prática de ramos da ciência geográfica, conhecer, identificar e interpretar processos desenvolvidos dentro de Unidades de Conservação, através de material cartográfico confeccionado em forma de maquete, através de Modelagem de representação, criando um "Instrumento de Uso" para apoio didático/administrativo, e que venha a auxiliar na gestão da U.C..
A Maquete como Instrumento de Planejamento e Gestão Ambiental busca criar para o território de áreas naturais, um mapa de representação tridimensional, em escala reduzida, enaltecendo as variáveis naturais como flora, geomorfologia e hidrografia, além de acessos, caminhos, pontes e estradas rurais a ser elaborado e construído por meio de maquete, e que venha possibilitar a visualização da região.


Resultados

A Maquete como Instrumento de Planejamento e Gestão Ambiental se torna um facilitador entre administração/visitante/comunidade, pelo caráter eco-pedagógico-interativo, se tornando um verdadeiro "Instrumento de Uso". A maquete não se apresenta como "fim", mas traz "meios" de aplicações e possibilidades de atuação enquanto Instrumento de Planejamento e Gestão Ambiental.

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar