PARQUE GANHA APOIO DA COMUNIDADE, DEMONSTRANDO A SUA RELEVÂNCIA PARA A QUALIDADE DE VIDA NA REGIÃO

semfotoUnidade:
Parque Nacional Serra das Lontras 

Autores:
Bruno Cascardo Pereira e Sheila Oliveira Rancura (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade); Francisco Carlos Fernandes de Paula, Jonatas Batista Mattos e Debora Alves dos (Universidade Estadual de Santa Cruz); Ana Roberta Gomes, Ana Cláudia Fandi e Cezar AugustoTeixeira Falcão Filho (Instituto de Estudos Socioambientais do Sul da Bahia).

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Bioma: Mata Atlântica

Arquivos para download

btn ficharesumo btn fotos btn cartaimg  

Objetivo
Um dos desafios mais importantes das Unidades de Conservação é estreitar laços com as comunidades que vivem próximas a essas áreas protegidas. Para se aproximar da população local, em 2012, dois anos após ser oficialmente criado, a gestão do Parque Nacional da Serra das Lontras, no Sul da Bahia, promoveu o projeto "Aliança das Águas", em parceria com a Fundação Boticário e a Conservação Internacional. A inovação do projeto foi usar levantamentos científicos para comprovar a influência do Parque Nacional na qualidade e quantidade da água consumida pelos moradores locais, além de levar essa informação à população como forma de sensibilizá-la sobre a importância da área.<texto objetivo>
Desenvolvimento

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, com o órgão gestor, passou a trabalhar em parceria com a Universidade de Santa Cruz e o Instituto de Estudos Socioambientais do Sul da Bahia para entender a real contribuição do Parque Nacional no fornecimento de água para a região. Ao mesmo tempo, o projeto buscou compreender as percepções dos moradores do entorno da Unidade de Conservação sobre os recursos hídricos, as formas de uso e problemas ambientais relacionados à água. Esse levantamento foi um importante passo para definir como o projeto iria atuar no intuito de mostrar a importância desta área.rojeto "Aliança das Águas" mostra para as comunidades

A área de abrangência do projeto é o Parque Nacional de Serradas Lontras e sua zona de amortecimento, tendo como foco os recursos hídricos da região. A bacia hidrográfica do Rio Aliança foi pesquisada através de diferentes olhares, do acadêmico ao social e pretende agregar novos conhecimentos para a gestão das águas e das florestas na região. Por meio de análises dos mananciais, da cobertura do solo e uso da terra, busca-se estimar a contribuição desta bacia na manutenção e qualidade da água na região. No aspecto social, estão sendo realizadas oficinas com as comunidades do entorno para diagnosticar percepções, atitudes e cuidados relacionados com este importante recurso e a missão do Parque para a sua conservação. Foram feitas 16 campanhas de medições e coletas de amostras de água em oito rios e ribeirões que têm suas nascentes no interior do Parque. As amostras foram analisadas na Universidadede Santa Cruz, que concluiu que a qualidade da água é boa e com baixas concentrações de elementos dissolvidos e que, mesmo em períodos de baixa vazão, os rios que estão no interior da Unidade de Conservação são responsáveis por pelo menos 972 litros de água por segundo, chegando a 7,3 mil litros por segundo na época mais chuvosa. A maior parte da água é captada para uso das populações rurais e urbanas do entorno do Parque, nos municípios de Una, Arataca e São José da Vitória.

O projeto fez um diagnóstico das percepções dos moradores do entorno com relação ao recurso, promovendo oficinas participativas reuniões de mobilização e sensibilização. Nos encontros foi possível mostrar dados sobre a água e reafirmar a importância da Unidade de Conservação para a sua preservação. As atividades participativas aproximaram a população do Parque e foram também uma oportunidade para o projeto identificar lideranças e iniciar a mobilização para a criação do Conselho Gestor da Unidade e somou-se a orientar à população sobre os limites do Parque e o inicio dos procedimentos de regularização fundiária.

 


Resultados

De acordo com os gestores, o contato com os moradores locais foi fundamental para sensibilizar a sociedade quanto à importância do Parque recém-criado, especialmente através dos serviços ambientais oferecidos, além de ser um meio eficaz de troca de informações com a população e aprendizado sobre a vida desses moradores.

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar