BIOCONSTRUÇÃO NA RESERVA BIOLÓGICA DO LAGO PIRATUBA

semfotoUnidade de Conservação:REBIO LAGO PIRATUBA

Autores:Patricia Ribeiro Salgado Pinha ¹, Eduardo Marques La Noce2, Aldebaro da Silva Amoras3 -¹Reserva Biológica do Lago Piratuba, 2 Reserva Biológica do Lago Piratuba, 3 Reserva Biológica do Lago Piratuba

Contatos:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Biomas:  Amazônia

Arquivos Disponíveis Ficha resumo, fotos e carta imagem
Objetivo
Implantar a Base Administrativa da Reserva Biológica do Lago Piratuba com base em critérios éticos, tendo em conta a adoção da sustentabilidade e a utilização de tecnologias apropriadas como princípios de gestão, bem como a consolidação da infraestrutura com fundamento na bioconstrução e permacultura como um dos objetivos estratégicos da unidade de conservação.
Desenvolvimento

A edificação foi construída com tecnologias que utilizam a terra como principal matéria prima, tendo em conta a abundância do material, baixo impacto ambiental devido ao reduzido processamento e a potencialidade de gerar autonomia às pessoas. Dentre as tecnologias de construção com terra foram utilizadas fundações de solocimento, paredes de taipa ensacada, fechamentos com painéis de serragem e solocimento, e reboco natural. Além disso, foi executada estrutura de madeira, telhado de cavaco, sistema de saneamento ecológico com sanitários secos, fossa de bananeiras e cisterna de ferrocimento para armazenamento da água da chuvaA obra foi projetada e contratada pelo Programa Áreas Protegidas da Amazônia e sua execução foi realizada por empresa construtora selecionada em processo de concorrência realizado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade. Sendo a primeira edificação no Estado do Amapá a utilizar tais tecnologias, foi necessário acompanhamento técnico por parte de consultoria com conhecimento na área, a qual orientou a construtora a respeito das tecnologias e realizou a capacitação da mão de obra nas diferentes etapas da construção.
A capacitação incluiu, além dos trabalhadores da construtora, moradores da cidade de Cutias (local de implantação da edificação) e do interior e entorno da unidade de conservação..


Resultados

A contratação de uma empresa que nunca havia trabalhado com as técnicas utilizadas se mostrou bastante produtiva, em função do assessoramento técnico e da capacitação da mão de obra realizados pela consultoria contratada. A capacitação foi fundamental para o sucesso da experiência, por ter sido um processo recíproco, no qual os participantes compartilharam e ampliaram conhecimentos, bem como tiveram papel importante durante decisões tomadas em obra.Além disso, essa construção é um exemplo pioneiro, por ser a primeira edificação com tais características no Amapá e nas unidades de conservação federais e, também, por unir uma ação governamental e o trabalho de uma empresa privada que se apropriou das tecnologias propostas.
Essa prática de gestão mostrou que as edificações podem funcionar como exemplos práticos de sustentabilidade ambiental, de oportunidades de disseminação de tecnologias apropriadas e de desenvolvimento de atividades educativas, sendo uma maneira inovadora de implementação das unidades de conservação.

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar