GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA REBIO DE SOOROTEMA

semfotoUnidade de Conservação:
REBIO DE Soorotema

Autores:
Valdir Martins dos Santos¹, Rarissa Aparecida Bayer de Menezes2, Mariana Pandolfi Brunoro3, Marinalda Gnazzi4 Ingrid Moreira Antonioli5, Suyanng Rodrigues Miller6 ¹Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, 2, 3, 4Petrobras/APICE – Serviços Ambientais, 5, 6Universidade Pitágoras de Linhares.

Contatos: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Biomas: Mata Atlântica

Arquivos Disponíveis Ficha resumo, fotos e carta imagem
Objetivo
I – Reduzir os impactos ambientais decorrentes da destinação inadequada dos resíduos gerados na Unidade de Conservação;

II - Efetuar a coleta diferenciada e utilizar os resíduos aproveitáveis para a prática de atividades educativas (oficinas e outras);

III – Sensibilizar os diferentes usuários sobre a importância do posicionamento efetivo em relação a geração e destinação de resíduos;

IV – Propor o desenvolvimento de ações ambientalmente corretas visando a conservação dos recursos naturais;

V – Redução do volume de resíduos a serem destinados aos aterros sanitários.

Desenvolvimento

Fase de sensibilização dos usuários sobre a importância da ação e sobre a responsabilidade e envolvimento de cada um no processo, enfatizando o papel educativo a ser replicado para outros ambientes da convivência dos envolvidos.

I - PLANEJAMENTO DAS AÇÕES

Etapa para definição dos procedimentos que serão adotados no gerenciamento dos resíduos desde a unidade geradora até sua destinação final. Foi definida a realização da coleta diferenciada dos resíduos sólidos gerados na UC com base em cinco categorias, diferenciadas por cores, sendo:

a – Resíduos secos recicláveis = cor verde.

b – Resíduos úmidos e orgânicos não recicláveis = cor marrom.

c – Resíduos úmidos e orgânicos para compostagem = cor cinza.

d – Resíduos tóxicos ou perigosos = cor vermelha.

e – orgânicos provenientes de podas e varrições s/ coletor.

II - FASE PRÉ EXECUTIVA DO PROJETO

Produção e distribuição de informativos com os procedimentos detalhados sobre a separação dos resíduos na fonte geradora.

III - FASE EXECUTIVA/IMPLANTAÇÃO DO PROJETO.

Separação, limpeza e acondicionamento com base nas categorias de resíduos (cores verde, marrom, cinza, vermelho e preto).

IV - MANUTENÇÃO

Monitoramento, controle, diálogo com usuários e divulgação dos resultados.


Resultados

Diminuição dos gastos com transportes de lixo, ordenamento da destinação dos resíduos e viabilização de atividades didáticas (aproveitamento de resíduos, reuso de embalagens, produção de húmus, horta orgânica, mini-viveiro, práticas de recomposição da vegetação).

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar