RECUPERAÇÃO DA LAGOA DO BATOQUE: UMA ESTRATÉGIA DE GESTÃO DA RESEX DO BATOQUE

(Foto: ICMBio)Unidade de Conservação:
RESEX DO  BATOQUE

Autores:
Mirele Carina Holanda de Almeida¹, Grasiely de Oliveira C. Tavares2, Oriel Herrera Bonilla3 e Carlos Piffero Câmara4 1, 2 Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, 3, 4 Universidade Estadual do Ceará

Contatos:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Biomas:
Amazônia

Arquivos Disponíveis Ficha resumo, fotos e carta imagem
Objetivo
Promover ações para a recuperação ambiental da Lagoa do Batoque através de técnicas de Permacultura por meio da construção de canteiros bio-sépticos nas residências adjacentes à lagoa e implementar práticas ambientais e incentivar a participação comunitária.
Desenvolvimento

Em 2010 o projeto foi aprovado pelo Programa Petrobras Ambiental, o qual contemplou inúmeras ações ambientais de recuperação da lagoa incentivando a mobilização comunitária e firmando importantes parcerias (IBAMA, Prefeitura de Aquiraz e Superintendência Estadual de Meio Ambiente do Ceará, Universidade Estadual do Ceará e Associação Comunitária de Moradores do Batoque), além da participação dos servidores das RESEX Batoque e Prainha do Canto Verde. Ações previstas: realização de oficinas de capacitação; construção de 80 bio-sépticos; plantio de mudas e construção de viveiro; mobilização comunitária; divulgação das ações do projeto (confecção de folders, jornais, outdoor, site etc). Atualmente, o projeto está em fase de finalização de suas ações.


Resultados

Aproximação da comunidade em relação à equipe gestora da RESEX do Batoque reduzindo, assim, os conflitos existentes e culminando com a criação do Conselho Deliberativo; realização de curso de Permacultura e oficinas de compostagem e artesanato, utilizando o excesso de vegetação (tabuba) das imediações da lagoa; construção de 80 (oitenta) canteiros bio-sépticos nas casas próximas à lagoa; divulgação institucional do ICMBio e parceiros do projeto; confecção de material educativo (cartilhas, folders, outdoor, camisetas, bonés, canetas, blocos de anotações, jornal comunitário, spots de rádio, criação de blog do projeto e divulgação na web); geração de renda para comunitários contratados para auxiliar nas ações do projeto; plantio de mais de seis mil mudas de espécies nativas visando recuperar a mata ciliar da lagoa; confecção de placas educativas inseridas próximo à lagoa; monitoramento periódico da qualidade da água da lagoa; construção de um viveiro de mudas com 60 m2; produção de, aproximadamente, 2.242 mudas semeadas de 13 espécies nativas distintas. Todas essas ações contribuíram para a aproximação da comunidade em relação à equipe gestora, influenciando positivamente nas ações de implementação da RESEX Batoque.

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar