LEVANTAMENTO OCUPACIONAL, AMBIENTAL E FUNDIÁRIO DA RESEX MATA GRANDE/MA

(Foto: ICMBio)Unidade de Conservação:
RESEX MATA GRANDE

Autores:
Virginia Talbot

Contatos:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Biomas:
Cerrado

Arquivos Disponíveis Ficha resumo, fotos e carta imagem
Objetivo
Gerar e levantar informações do contexto fundiário, ocupacional e ambiental da RESEX Mata Grande para subsidiar sua gestão, a um baixo custo e ampliando diálogo com atores envolvidos com a RESEX.
Desenvolvimento

*RESEX Mata Grande – criada em 1992 com 10.450 hectares.
* Quebradeiras de coco babaçu e suas famílias vivendo no entorno e impedidas de acessar a área desde a criação da UC.
* Resistência histórica e violenta à implementação da UC por parte dos ocupantes da área da RESEX.
* Necessidade de regularização fundiária para efetiva gestão.
* Falta de informações sobre a situação fundiária, ambiental e ocupacional da RESEX para subsidiar tomadas de decisão.
* Uma servidora lotada na UC, sem veículo e com pouca infraestrutura disponível necessidade de estabelecer parcerias para realizar a gestão.


Resultados

Sistematização e análise de documentos já produzidos sobre a RESEX .
* Parceria com INCRA/MA que fornece veículo e servidor - ICMBio custeia diárias do servidor do INCRA e disponibiliza servidora.
* Realização de reunião para ampla divulgação do início do trabalho de levantamento com presença do coordenador-regional, chefe do INCRA, procurador federal e CGFUN/DISAT/ICMBio. (foto 1)
* Elaboração de questionário a ser aplicado em entrevistas individuais com proprietários/posseiros existentes no perímetro da RESEX - Entrevistas com duração média de 1 hora.
* Resistências iniciais à colaboração ao trabalho por discordância em relação à implantação da RESEX – Escutar atentamente e dialogar foi fundamental para a conclusão com sucesso do trabalho.
* Para elaboração do mapa de ocupação da RESEX, a sede do imóvel era georreferenciada com GPS e solicitava-se ao entrevistado que desenhasse no chão seu imóvel, limites e características, transferindo-se esta imagem para o formulário. No escritório essas informações foram confrontadas com imagens de satélite disponíveis e demais imóveis registrados, obtendo-se assim os limites georreferenciados dos imóveis rurais existentes no perímetro da RESEX.
* Identificadas duas zonas de ocupação distintas: "Zona Rural", 88% da área da RESEX, com 72 imóveis de áreas entre 1 e 2.500 hectares; "Zona do Loteamento", 12% da área da UC, com estimados 1.580 lotes de 0,8 hectares cada (40x200m).
* Relatório Final elaborado e apresentado para Presidência do ICMBio, DISAT e coordenações relacionadas; documentação reunida em processo administrativo subsidiando atualmente a abertura dos processos de indenização.
• Produção de diversos mapas para a RESEX, destacando-se: Mapa de ocupação (mapa 2); acessibilidade (estradas); Áreas de mata contínua x áreas de pastagem e outras culturas; Hidrografia da RESEX.

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar