"CONSTRUA, ELES VIRÃO":PARTICIPAÇÃO SOCIAL E GESTÃO DE PROJETOS NO PROGRAMA ARPA

(Foto: ICMBio)Unidade de Conservação:
RESEX Riozinho da Liberdade

Autores:
Pablo Avila Saldo

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Biomas:
Amazônia

Arquivos Disponíveis Ficha resumo, fotos e carta imagem
Objetivo
Integrar atores sociais no planejamento e realização dos estudos necessários para proposta de criação de uma UC de Uso Sustentável em Cruzeiro do Sul/AC, procurando maximizar o protagonismo das comunidades locais, e mantendo uma dinâmica permanente de prospecção de novos parceiros.

? Distribuir e dividir entre os envolvidos a carga administrativa necessária para a gestão do projeto, e ao mesmo tempo estimular o controle social.

Desenvolvimento

O primeiro passo foi mapear as comunidades presentes na área, e identificar lideranças comunitárias locais interessadas em fazer parte da iniciativa. Estas lideranças indicaram instituições e pessoas com as quais já havia algum relacionamento, e que poderiam auxiliar.

Constituiu-se uma equipe-núcleo de coordenação do projeto: IBAMA, 8 lideranças comunitárias, 2 colaboradoras, Conselho Nacional dos Seringueiros Instituto do Meio Ambiente do Acre (IMAC) Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA/AC) Fundação Cultural Elias Mansur (FEM/AC), Outros parceiros: WWF, ONG Centro de Medicina da Floresta, Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (SEAPROF/AC) Universidade Federal do Acre (UFAC).

Os membros da equipe-núcleo familiarizaram-se com os procedimentos do Programa ARPA e, de posse do conhecimento, atuaram colaborativamente na elaboração dos planejamentos estratégicos e operacionais, bem como na identificação dos melhores instrumentos financeiro-administrativos para a realização dos trabalhos.

Várias ferramentas utilizadas nos estudos, em especial as de diagnóstico participativo – mas também o teor das entrevistas e os formulários a serem utilizados no levantamento socioeconômico – foram definidas pela equipe.


Resultados

Alto nível de transparência entre todos os envolvidos e de eficiência na realização dos estudos.

Diminuição da carga tributária e administrativa através do pagamento de alguns serviços e insumos via ASAEBRICAL (associação demandante dos estudos), o que também ampliou o protagonismo comunitário através da seleção de prestadores de serviços e do fornecimento de alimentos.

Realização de ações complementares não previstas nos planejamentos anuais, possíveis graças ao apoio financeiro de outras organizações parceiras.

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