Curso de Formação dos Agentes de Sensibilização Ambiental do Jalapão – ASAS do Jalapão

O curso foi ministrado pelas analistas ambientais Ana Carolina Barradas, engenheira florestal da Esec Serra Geral do Tocantins, e Iaiá Floresta, arte-educadora, da CEAC, juntamente com as professoras Valquíria Maranhão e Medina, pedagogas do Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP/ULBRA, e a bióloga Cassiana Moreira, do Parque Estadual do Jalapão, gerido pelo Instituto Natureza do Tocantins - Naturatins. Participaram vinte e nove educadores da Escola Municipal Aurelino Rodrigues de Araújo, da Escola Estadual Virgílio Ferreira de França e do programa PET.

O evento foi o primeiro dos três módulos propostos no projeto Corredor Ecológico da Região do Jalapão, uma iniciativa conjunta do ICMBio, em cooperação técnica com a Agência Japonesa de Cooperação Internacional - JICA, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Tocantins - Semades e Naturatins com o objetivo de criar um Corredor Ecológico para reforçar a preservação dos ecossistemas naturais que unem as UCs da região do Jalapão. Durante três dias, os cursistas do Asas do Jalapão receberam informações técnicas sobre o projeto; o bioma Cerrado; o Jalapão, as riquezas, o turismo e as ameaças; UCs, com enfoque especial nas UCs que compõem o mosaico do Jalapão; e Corredores Ecológicos como estratégia de conservação da biodiversidade.

Por sua vez, as professoras da ULBRA enriqueceram o curso com reflexões sobre a arte de educar e instruções sobre elaboração de plano de trabalho. Nossa colega Iaiá realizou exposição de estratégias de educação e manifestações criativas. Os participantes surpreenderam pelo interesse, alegria e envolvimento nas atividades propostas. Nesses dias eles elaboraram planos de trabalho que desenvolverão durante os próximos três meses, cuja execução concretiza o segundo módulo, completando o curso no dia 26 de novembro, quando apresentarão os resultados do trabalho executado.

A realização do evento marcará o terceiro módulo do projeto. Os planos expostos no final do curso demonstraram nitidamente a preocupação dos educadores com o rio Manoel Alves e o córrego Prata, que atravessam a pequena cidade de Rio da Conceição. O mesmo curso será realizado em Mateiros, no mesmo estado, de 28 a 31 deste mês. O objetivo é envolver o maior número de educadores no processo de sensibilização a fim de cuidar de modo especial dessa região.