Reuniões marcam retomada para o 3° ano do projeto Corredor Ecológico da Região do Jalapão

O retorno ao Tocantins do perito chefe da Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA, Koji Asano, foi marcado por reuniões com representantes de municípios do Corredor Ecológico da Região do Jalapão para a definição de mini-projetos a serem apoiados em 2012.

Em Ponte Alta, a equipe da JICA esteve reunida com a Secretária de Turismo Daniela e com membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente. Selene, consultora Jica para a promoção das capacidades locais, destacou as ações realizadas nos primeiros dois anos do projeto para o fortalecimento institucional e sugeriu a retomada as ações pactuadas com o Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente – CAOMA do Ministério Público Estadual – MPE.
Artigo 01   Ponte Alta V2

Asano ressaltou que os mini-projetos selecionados deverão estar concluídos até novembro deste ano, por ocasião do final do período de vigência da cooperação técnica.

A equipe da educação do município de São Felix solicitou a realização do projeto ASAs (Agente de Sensibilização Ambiental) do Jalapão. Curso de 100 horas/aula para os docentes que prepara os multiplicadores da educação ambiental para os alunos que executam atividades que envolvem toda a comunidade.

Artigo 01   Sao Felix v2

Em São Felix, destaque para a proposta da Secretaria e Conselho de Turismo e Meio Ambiente para a criação da primeira da Unidade de Conservação Municipal do Tocantins: o Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono. Foram discutidos temas relacionados ao processo de assoreamento do Córrego São Felix e articulação para destinação de recursos para o projeto junto à FUNASA de integração dos dois núcleos urbanos de São Felix.

Artigo 01   Rio da Conceicao V2

Em Rio da Conceição, a visita ao chefe da Estação Ecológica – ESEC, Aquilas para definição de projetos que aproximem a gestão municipal da equipe do ICMBio.

Os conselheiros demonstraram preocupação quanto à questão do lixo no centro urbano e nos atrativos naturais e à falta de placas informativas.

Autor: James Possapp.