Realizada a 2° Oficina para a formação do mosaico de unidades de conservação

No dia 27 de agosto, uma comitiva formada por instituições relacionadas ao Projeto Corredor Ecológico do Jalapão, JICA, ICMBio, SEMADES, Naturatins, GIZ e CI, visitou a sede da Secretaria de Meio Ambiente da Bahia (SEMA) para discutir a proposta de formação e reconhecimento de um Mosaico de Unidades de Conservação na região do Jalapão, incluindo também as áreas protegidas localizadas no oeste da Bahia.

O Coordenador do projeto pelo ICMBio, Sr. Allan Crema, apresentou o Projeto do Corredor Ecológico da Região do Jalapão e discorreu sobre os benefícios do manejo de UC’s em mosaico. “O mosaico é o instrumento que faz o SNUC realmente se tornar um Sistema, por meio da interação entre as áreas protegidas federais, estaduais, municipais e privadas, capaz de potencializar as ações, ampliar a escala de planejamento e otimizar os recursos”, diz Crema.

O Sr. Koji Asano, chefe da equipe de peritos da JICA, ressaltou que uma das áreas sob maior pressão da expansão do agronegócio na região do mosaico está localizada no Estado da Bahia.

O Secretário de Meio Ambiente do estado da Bahia, Sr. Eugênio Spengler, demonstrou grande interesse em estabelecer o mosaico incluindo as duas unidades de conservação geridas pelo INEMA-BA. Ele ainda afirmou que as duas unidades de conservação bahianas – a APA do Rio Preto e a Estação Ecológica do Rio Petro – são extremamente importantes para a conservação das bacias hidrográficas e aqüífero subterrâneo Urucuia e enfatizou a relevância do Projeto desenvolver estudos e informações que o Mosaico possa dialogar junto ao setor produtivo que atua na região oeste da Bahia.

Depois da visita ao Secretário, entre os dias 28 e 29, os representantes destas instituições e os gestores das unidades de conservação trabalharam para discutir o funcionamento da gestão integrada no Mosaico do Jalapão. Ao final da oficina, todos os documentos necessários para solicitar o reconhecimento do Mosaico ao MMA estavam preparados, inclusive a proposta de conselho gestor e as cartas de adesão das UC federais, estaduais, municipais e privadas, devidamente assinadas pelos representantes máximos das instituições gestoras de UC. Estes documentos serão encaminhado ao MMA pela Divisão de Mosaico e Corredores Ecológicos do ICMBio e o reconhecimento oficial do Mosaico será formalizado por uma ato da Ministra de Meio Ambiente.

Autor: James Possapp.