Clima

Índice

Na consideração da dinâmica ambiental, quase sempre é verificado que a mesma é fortemente controlada por fatores climáticos tais como temperatura atmosférica, regime de chuvas, insolação, etc. Do mesmo modo, a evolução dos ecossistemas e dos biomas é governada por mudanças climáticas incidentes em escalas regional, continental e global.

O bioma Cerrado, onde se insere a parte mais significativa do Projeto Corredor Ecológico da Região do Jalapão, está instalado no Brasil Central há pelo menos 40.000 anos e sua evolução vem ocorrendo sob equilíbrio dinâmico com as alterações climáticas (SALGADO-LABOURIAU, 2005).

Morro do Fumo raramente encobertoAo final da última glaciação, entre 36.000 e 28.000 anos antes do presente (AP), vigorava na região clima úmido e relativamente frio (SALGADO-LABOURIAU, 2005; SUGUIO, 2010). Essas condições perduraram até 20.000 anos AP, como indicado pela ausência de pólens da palmeira Mauritia sp. (buriti). A deglaciação no Holoceno (12.000 anos AP) foi seguida por uma longa fase seca e quente. Essas condições mais secas que as atuais vigoraram até cerca de 7.000 anos AP. Após 5.000 anos AP prevaleceu um clima semi-úmido com uma estação seca bem definida, similar ao clima atual. Este advento de condições mais úmidas é atestado pelo desenvolvimento de depósitos aluvionares e coluvionares. Assim, feições de lagos, pântanos e veredas tornaram-se então comuns no Brasil Central.