Agropecuária

Índice

O IBGE realizou um Censo Agropecuário no ano de 2006, que teve por objetivo retratar a realidade do Brasil Agrário, considerando-se suas inter-relações com atores, cenários, modos e instrumentos de ação. Estas informações, associadas aos dados dos efetivos dos rebanhos, mais informações textuais pertinentes e devidamente referenciadas, são as que foram utilizadas para a geração da análise dos dados agropecuários.

Atividade pecuária desenvolvida pelos posseiros na região do JalapãoConforme SANTOS (2010), tanto a pecuária quanto a agricultura no Brasil acompanharam a mineração e se intensificaram conjuntamente. Deste modo, não é prudente a análise isolada destas atividades, uma vez que elas estão atreladas principalmente nas regiões de fronteiras, onde promoveram (e ainda promovem) uma relação quase que simbiótica, ou seja, de benefício mútuo. São as atividades de agricultura, pecuária, silvicultura e exploração florestal (agrosilvopastoris daqui em diante) quem mais emprega no Brasil, com 17,94% da população economicamente ativa diretamente envolvida. Nos estados é a atividades agrosilvopastoris quem exerce uma presença maior nas atividades empregatícias (maiores detalhes no item Emprego).


Em relação à criação de animais na área alvo, há uma predileção mais do que evidente pelo gado, provavelmente pelo retorno financeiro que promove e também porque se configura como uso efetivo de áreas ocupadas, serve como animal de tração, de carga e reserva de capital. O rebanho total na área alvo corresponde a 839.297 unidades animal (UA), e os municípios de Formosa do Rio Preto (BA), Corrente (PI), Ponte Alta do Tocantins (TO) e Alto Parnaíba (MA) correspondem a quase 50% desta quantia, respectivamente 14,43%, 13,92%, 11,75% e 8,87%. O rebanho bovino responde por mais da metade do total, com 402.551 reses. Destes animais, os 3 primeiros municípios melhores colocados no efetivo do rebanho total são também os maiores detentores de rebanho bovino - 55.420 (13,77% do gado), 51.570 (12,81%) e 46.548 UA (11,56%), respectivamente - indicando assim o peso quase que absoluto do gado na contagem das criações.

O segundo rebanho mais populoso (de galos, frangos, frangas e pintos) corresponde a 26,77% do total, muito embora seja de criação mais facilitada e de desenvolvimento mais célere que o gado. A criação de galinhas fica em terceiro com 14,76% do total, onde se deve empregar o mesmo raciocínio do segundo colocado. A partir do terceiro rebanho, a importância individual dos rebanhos se dilui, ficando a criação de porcos (3,98% do total), ovinos (2,20%), equinos (1,66%), caprinos (1,51%), muares, asnos e búfalos (1,15% somados) com importância marginal. Barreiras do Piauí e São Gonçalo do Gurguéia (PI), Mateiros e São Félix do Tocantins (TO) são os detentores dos menores totais de rebanhos na área alvo, apresentando valores respectivos de 16.730, 16.728, 13.305 e 10.025 UA, cerca de quase 7%, se somados, dos rebanhos totais.

À respeito dos plantios comerciais praticados na região, verifica-se uma predominância na cultura de soja, milho, sorgo e algodão, na preferência da sequencia informada. Os valores individuais de cada uma dessas culturas não são conhecidos municipalmente, uma vez que o IBGE trabalha estas informações de modo agregado por estados. A tabela abaixo demonstra as unidades de produção agropecuária (estabelecimentos agropecuários) nos municípios da área alvo e a condição de produção predominante.

Prod agrop_Jalapao