Nota sobre o PAN Herpetofauna do Sul

O Plano de Ação Nacional para conservação de répteis e anfíbios da região Sul do Brasil – PAN Herpetofauna do Sul foi elaborado em 2010 sob a coordenação técnica e metodológica do RAN/ICMBIO e teve sua Portaria de aprovação publicada em D.O.U. em fevereiro de 2012.

No período de 18 a 22 de novembro de 2013 ocorrerá na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) a 1ª Reunião de Monitoria do PAN HERPETOFAUNA DO SUL, com o objetivo de avaliar a implementação das ações estabelecidas como estratégicas para reverter o processo de degradação de 51 espécies da herpetofauna desta região do Brasil , onde 06 delas estão consideradas como ameaçadas de extinção.

Contará com a presença de representantes de diversas instituições de pesquisa e ensino, de governos Federal e Estadual, além de organizações do terceiro setor. É importante frisar que esta reunião permitirá um estreitamento das relações entre o ICMBIO representando pela coordenação do PAN e seus parceiros com um objetivo que é o aumento do conhecimento e diminuição das ameaças para as espécies foco nos próximos 05 anos.