PAN Nordeste

Entre os dias 24 e 28 e março de 2014, o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios – RAN realizou a primeira oficina de monitoria do Plano de Ação Nacional para conservação da Herpetofauna Ameaçada da Mata Atlântica Nordestina (PAN Herpetofauna da Mata Atlântica Nordestina), com a presença de 18 convidados de 14 instituições, incluindo os sete estados da região nordeste. A reunião foi realizada na ACADEBio, em Iperó-SP, um Centro de Treinamento do ICMBio para a realização de cursos e oficinas.

Este plano de ação tem como objetivo geral "Aumentar o conhecimento sobre as espécies-foco e minimizar o efeito das ações antrópicas, de forma a contribuir para a conservação das espécies de anfíbios e répteis contempladas no PAN da Mata Atlântica nordestina, em cinco anos".

Além da revisão da matriz de monitoramento que foi o principal produto desta oficina, também foi ajustado o recorte geográfico do PAN, definida a metodologia de delimitação de suas áreas estratégicas, elaborada a matriz de metas e indicadores e a revisão da lista de espécies foco e beneficiadas pelo PAN.

Alguns articuladores trouxeram produtos de suas ações para apresentar e os que não puderam participar desta reunião enviaram seus produtos para que fossem apresentados durante o evento.

Das ações 45 ações deste PAN, sete foram excluídas ou agrupadas e duas novas ações foram incluídas pelos participantes. A monitoria possibilitou redirecionar as ações do PAN para a atual realidade e maturidade dos articuladores e do Centro de Pesquisa.

Segue agora a rodada virtual onde as informações obtidas na reunião são encaminhadas para todo o grupo de colaboradores do PAN (mais de 60 pessoas) e em breve teremos as informações consolidadas disponibilizadas na página do ICMBio.

O ICMBio agradece a todos os participantes da oficina e também a todos os colaboradores deste PAN mas ainda assim colaboram ativamente para que o PAN da Herpetofauna da Mata Atlântica Nordestina consiga alcançar seu objetivo principal.

 

 

DSC04831

DSC 0036

DSC04813