Manejo Conservacionista e Monitoramento Populacional de Quelônios Amazônicos

ICMBio e Ibama publicam manual técnico de conservação e monitoramento de quelônios amazônicos

O ICMBio e o Ibama publicaram o livro Manejo Conservacionista e Monitoramento Populacional de Quelônios Amazônicos. O manual técnico trata dos aspectos metodológicos para conservação e monitoramento de quelônios amazônicos, e traz informações sobre educação ambiental e participação das comunidades locais no processo.

Resultado do trabalho conjunto do ICMBio, Ibama e importantes instituições de pesquisa e conservação, a obra atualiza métodos e orientações técnicas empregados na conservação dos quelônios amazônicos, tornando-se referência para servidores, pesquisadores e estudantes, entre outros potenciais interessados. São nove capítulos que consolidam o estado da arte do conhecimento relativo à conservação dos quelônios amazônicos no Brasil; a história natural e a biologia dessas espécies; questões relacionadas ao envolvimento comunitário; e as ações do planejamento ao preparo das áreas de reprodução, passando pelo monitoramento nos locais de desova e durante a incubação dos ovos, até o manejo dos filhotes.

Denota-se ainda, a relevância deste trabalho pela conjugação de esforços entre ICMBio e Ibama em favor da conservação, absorvido pelo Plano de Ação Nacional para Conservação dos Quelônios Amazônicos. A publicação desse Manual é um dos benefícios apresentados como fruto dessa cooperação técnica em prol da sociedade. A obra objetiva padronizar e nivelar entre os diferentes atores sociais, sejam entidades públicas e organizações não governamentais, as metodologias de manejo e monitoramento populacional de quelônios amazônicos, prerrogativa fundamental para a consolidação do banco de dados do SisQuelônios - Sistema de Gestão e Informação dos Quelônios Amazônicos, compartilhado com o Ibama e coordenado pelo RAN/ICMBio, o que favorecerá análises comparativas das múltiplas variáveis decorrentes dos diversos projetos de pesquisas e monitoramento afins, comenta a Coordenadora do RAN, Vera Lúcia Ferreira Luz.

De acordo com Ana Alice Biedzicki de Marques, diretora de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas (DBFlo) do IBAMA "a produção desse material técnico de referência no assunto tratado é muito importante porque aborda aspectos socioambientais de monitoramento e conservação a partir do envolvimento das comunidades ribeirinhas nas regiões de ocorrência das espécies alvo de conservação".

A recuperação e manutenção dos índices populacionais de quelônios amazônicos desejáveis estão condicionadas à continuidade, ao aprimoramento e à ampliação dos trabalhos de proteção, manejo e pesquisa com esses animais. Essas atividades requer rigoroso planejamento e revisões periódicas dos procedimentos técnico-metodológicos, validadas e adotados pelas diversas instituições interessadas, aponta o Organizador e Editor do livro, Analista Ambiental do RAN/ICMBio Rafael Antônio Machado Balestra.

A editoração do livro foi realizada pelo Centro Nacional de Informação Ambiental (CNIA) do Ibama. Está disponível em formato digital para download gratuito no sítio:

http://www.icmbio.gov.br/ran/downloads.html