Avaliação do Estado de Conservação das Serpentes do Brasil

O processo de avaliação das serpentes do Brasil está dividido em duas oficinas. A primeira oficina ocorreu em abril e a segunda será no período de 22 a 26 de outubro de 2012.

Na primeira oficina foram avaliadas 173 espécies e na segunda está previsto a avaliação de 215 espécies (Clique aqui para ver a lista). A metodologia de avaliação adotada pelo ICMBio e seus Centros Especializados é a da União Internacional para Conservação da Natureza – IUCN, cuja versão em português pode ser acessada aqui: Conceitos e definições; Categorias e critérios.

Os pesquisadores poderão contribuir com o processo completando a Ficha de Consulta Ampla de cada espécie com informações importantes para sua avaliação. As fichas, minimamente preenchidas, estão disponíveis nos links abaixo (por Família).

O prazo para encaminhamento das fichas é até o dia 10/10 de 2012. As fichas preenchidas e/ou dúvidas deverão ser encaminhadas para o endereço eletrônico: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Publicações (artigos, dissertações, teses etc) sobre essas espécies também poderão ser encaminhados para este endereço.

Aniliidae Anomalepididae Boidae Colubridae_part1 Colubridae_part2
Colubridae_part3 Colubridae_part4 Colubridae_part5 Elapidae Leptotyphlopidae
Tropidophiidae Typhlopidae Viperidae