I Oficina de Avaliação do Estado de Conservação das Serpentes no Brasil

O processo de avaliação do estado de conservação das serpentes no Brasil (375 espécies) está sob responsabilidade do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios – RAN em parceria com a comunidade científica brasileira. A avaliação está dividida em duas oficinas previstas para este ano. O Coordenador do Táxon  é o Dr. Márcio Roberto C. Martins, da USP e o Co-coordenador  é o Dr. Cristiano Nogueira, da UnB e a Sra. Yeda Bataus é a Ponto focal do RAN. O processo conta com a participação de dois bolsistas, Josué A. R. Azevedo e Bruno F. Fiorillo.

A primeira oficina foi realizada no período de 23 a 27 de abril, na ACADEBIO. Participaram da oficina a Chefe do RAN, Vera Luz, representante da COABIO/ICMBio, Rosana Subirá e 18 pesquisadores/avaliadores, representando 15 instituições de ensino e ou pesquisa: MPEG, UESC, MZUSP, UFRGN, PUCRS, UnB, UFRGS, USP, UFAM, Instituto Butantan, MN/UFRJ, UFES, UNIFESP, UFSM e RAN/ICMBio.  Participaram como facilitadores os Drs. Marcelo Tognelli, da IUCN e Carlos Carvalho, da COABIO.

Foram avaliadas 173 espécies (com ênfase para as ameaçadas nas listas da IUCN, Nacional e Estaduais), obtendo-se o seguinte resultado: 2 espécies Criticamente em perigo (CR), 17 Em perigo (EN), 2 Vulneráveis (VU), 2 Quase ameaçadas (NT), 9 Dados insuficientes (DD), 133 Menos preocupantes (LC) e 8 Não aplicáveis (NA).

A avaliação foi fantástica, não só pela participação dos pesquisadores, mas principalmente pela qualidade das informações dos mapas e fichas, pois há anos alguns especialistas já vinham compilando informações sobre história de vida e distribuição das serpentes. Meses antes da oficina, estabeleceram uma rede de trabalho focada na busca, avaliação e organização dessas informações possibilitando um excelente material para a avaliação das espécies e futuras publicações científicas.

Vale ressaltar que a princípio, tendo em vista que a etapa de validação dos resultados ainda irá ocorrer, houve um acréscimo efetivo de 17 espécies ameaçadas, em relação à atual Lista Nacional da Fauna Ameaçada de Extinção, com cinco espécies de serpentes, das quais, uma não está mais ameaçada e quatro se mantiveram com algum grau de risco de extinção.

participantes IV ofincina anfibios

Participantes da I Oficina de Avaliação do Estado de Conservação das Serpentes no Brasil, realizada no período de 23 a 27 de abril, na ACADEBIO, Iperó-SP.