IV Oficina de Avaliação do Estado de Conservação dos Anfíbios Brasileiros

A quarta e última oficina de avaliação de anfíbios no Brasil, prevista no processo de avaliação do táxon, foi realizada no período de 25 s 29 de junho na ACADEBIO. O processo está sob a coordenação do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios – RAN e do Coordenador do Táxon, Dr. Célio F. B. Haddad, da UNESP-Rio Claro, com a supervisão da COABIO. Todavia, o ponto forte do processo é a participação da comunidade científica em todas as etapas, pois sem o conhecimento acadêmico acumulado, não conseguiríamos chegar a um resultado de qualidade e legítimo.

Participaram da IV oficina 26 avaliadores representando 18 instituições de ensino e ou pesquisa: MPEG, UFPE,UFRG, UNESP/RC, UFMT, FURG, Universidade Católica de Brasília, UFPB, UFG, UFES, PUC Minas, UNICAMP, UESC, UFAC, UnB, UTFPR, UNIPAMPA e RAN.  O Dr. Márcio Roberto Costa Martins, da USP, o Sr. Carlos Carvalho, da COABIO e a Sra. Yeda Bataus do RAN foram os facilitadores. O NGeo/RAN deu apoio de SIG e georreferenciamento durante a oficina (mapas de todas as espécies foram disponibilizados aos Grupos de Trabalho e durante a oficina alguns  foram ajustados a partir das informações incorporadas).

Nessa oficina foram avaliadas 282 espécies, resultando em: uma vulnerável (VU), 14 dados insuficientes (DD), 252 menos preocupantes (LC) e 15 não aplicáveis. Agora as fichas com o resultado da avaliação de cada espécie serão encaminhadas para a etapa de validação do resultado das oficinas, que será conduzida pela COABIO e contará com a participação de pessoas experientes na aplicação do método de avaliação da IUCN. Após essa etapa sairá a lista de anfíbios ameaçados de extinção a qual será encaminhada ao Ministério do Meio Ambiente, para apreciação e publicação.

participantes oficina anfibios

Participantes da IV Oficina de avaliação do estado de conservação dos anfíbios no Brasil, ACADEBIO, Iperó-SP, de 25 a 29 de junho de 2012.

grupo trab anfibio

Grupos de trabalho - IV Oficina de avaliação do estado de conservação dos anfíbios no Brasil, ACADEBIO, Iperó-SP, de 25 a 29 de junho de 2012.