Gestão da Informação

Com o apoio de ferramentas de Tecnologia da Informação, o RAN busca organizar os dados e informações que administra de forma a compartilhar e transmitir o conhecimento dentro da instituição, facilitar o trabalho de análise de dados e o planejamento de pesquisa e monitoramento, além de garantir a preservação da qualidade dos dados originais para sua utilização no futuro.
Mapoteca

Utilizando-se de ferramentas do SIG, o RAN faz a gestão das informações georreferenciadas e elabora mapas temáticos, cartas-imagens, bancos de dados e simulações que servem de apoio ao planejamento e desenvolvimento dos projetos executados pelo RAN.

Utiliza das ferramentas de modelagem de nicho ecológico e geoprocessamento para subsidiar o processo de avaliação do estado de conservação da herpetofauna e a elaboração e implementação dos Planos de Ação Nacionais voltados para conservação da herpetofauna ameaçada de extinção. Além disso, utiliza as informações georreferenciadas para embasar análises de ambientes em relação à redução de habitat, a empreendimentos e áreas prioritárias para conservação da biodiversidade.